Presidente da OAB/SE defende importância da entidade para a manutenção do Estado Democrático de Direito

Reafirmando o compromisso da entidade com a manutenção do diálogo aberto e frequente com os futuros advogados, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Henri Clay Andrade, colocou em debate, nesta terça-feira, 22, durante o IV Seminário de Direito e Linguagem, a missão institucional e a importância da OAB para o país.

“A OAB tem uma missão especial, conferida pela Constituição Federal. A Ordem é a única instituição de classe que tem legitimidade para ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade sem precisar provar pertinência temática. A Constituição conferiu à Ordem dos Advogados do Brasil o direito de defender o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal”.

Realizado pela Universidade Tiradentes, o Seminário reuniu, durante toda a tarde e toda a noite, cerca de 600 estudantes do primeiro período do curso de Direito para analisar a comunicação jurídica sob seu aspecto linguístico. Para o coordenador do curso e conselheiro seccional da OAB/SE, Eduardo de Santana Macedo, a participação da OAB/SE era vital. “Falar em OAB, hoje, é falar da sociedade e da democracia”.

Presente ao Seminário, o estudante, Luan Vinícius Lobato de Santana, avaliou a palestra como um momento extremamente esclarecedor. “O presidente da OAB/SE desmistificou algumas questões que eu não sabia em relação à nossa Ordem”. Para a aluna, Catharina Porto, a exposição de Henri Clay foi inspiradora. “Ele tem uma vasta experiência e é um homem muito admirável. O presidente da OAB/SE é um exemplo no qual eu quero sempre me espelhar”.