Luta pela efetivação da equidade de gênero marca encerramento da caravana “As múltiplas dimensões da mulher contemporânea”

O encerramento da caravana “As múltiplas dimensões da mulher contemporânea” foi marcado pela posse da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE. Empossada presidente da Comissão, Adélia Pessoa, conclamou a advocacia sergipana a se envolver no combate diário pela efetivação da equidade de gênero.

Conhecida por sua atuação combativa a favor da efetivação diária de direitos equânimes, Adélia reafirmou, durante a posse, o seu compromisso histórico com a defesa de uma vivência humana através do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores. De acordo com ela, a Comissão atuará diariamente pela concretização da igualdade de gênero.

Na posse, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, asseverou que esse é um tempo de transformação. “Esse é um momento especial, como nunca visto na história da OAB/SE. Um momento de agregação de valores e propósitos para realizar, avançar e transformar um novo cenário para a advocacia, para a nossa instituição e, sobretudo, para a sociedade”, afirmou.

Na Comissão, mais de 20 membros, buscando desafiar e transformar o consenso histórico tradicional, envidarão seus esforços pela efetivação dos direitos e garantias da mulher; pela implementação de estratégias para participação efetiva das mulheres advogadas; e pela construção de uma pauta de enfrentamento à discriminação e à violência de gênero.

Para Adélia, a posse representa a possibilidade de resgatar e dar continuidade ao trabalho de mulheres que já lutavam pela causa. “Para nós, a posse é motivo de muito júbilo, porquanto essa é uma atividade de defesa dos ideais maiores da democracia. A igualdade entre homens e mulheres é uma urgência, um trabalho que deve ser feito em todos os espaços da sociedade”.

Promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE, a caravana, de 16 a 31 de março, promoveu uma programação especial alusiva ao mês da mulher em Aracaju e nas regionais da OAB/SE. Para a presidente da CAA/SE, Ana Lúcia Aguiar, o evento reafirmou, ao longo do mês, o compromisso das entidades com a valorização das advogadas do Estado.

Durante o último dia da caravana, Adélia Pessoa e Luislinda Valois, juíza desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, colocaram em discussão a mulher no contexto atual da sociedade.  “Hoje foi um dia de extrema alegria e aprendizado, em que pudemos ouvir duas vertentes que representam a força da mulher. Nós nunca seremos o sexo frágil”, considerou Ana Lúcia.

Para Luislinda Valois, a luta pela igualdade de gênero deve ser diária. “Ainda bem que a mulher ainda está lutando, tentando ocupar espaço nas áreas de Poder. Para as mulheres, sempre lhes foram dados os papéis de executar o pior”.

Compuseram a mesa da solenidade, o presidente da OAB/SE; o vice-presidente da entidade, Inácio Krauss; e a juíza da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, Isabela Sampaio Alves Santana.