Presidente da OAB/SE defende indispensabilidade do advogado à manutenção do Estado Democrático de Direito

Em um encontro com mais de 100 bacharéis, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional – OAB/SE, Henri Clay Andrade, defendeu nesta quarta-feira, 13, a indispensabilidade do advogado à administração da justiça e a missão constitucional da entidade de defender a advocacia, o povo brasileiro, a moralidade pública e o Estado Democrático de Direito.

Durante o último dia do Curso de Ingresso à Advocacia, Henri Clay colocou em debate a função social da advocacia e ressaltou a importância da Ordem na manutenção da democracia. “O advogado é indispensável ao Estado Democrático de Direito, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Ele é a concretização da cidadania”.

“Nós, advogados, construímos e mantemos uma instituição que defende não só os interesses corporativos, mas defende, sobretudo, os interesses da sociedade e da advocacia. A OAB é parte fundamental na manutenção da democracia, tem prerrogativas constitucionais para defender a Constituição, as leis e o Estado Democrático de Direito”, afirmou Henri Clay.

Em cinco dias, o Curso de Ingresso à Advocacia colocou em discussão temas essenciais para o início da carreira, como as sociedades dos advogados; postulação eletrônica em juízo; as prerrogativas da advocacia; os direitos humanos e suas especificidades; o marketing jurídico; a advocacia pro bono; os contratos de honorários; e a advocacia como atividade econômica.

Para o bacharel, Thiago Péricles Bispo Pereira, o curso cumpriu o compromisso da entidade em dar a capacitação, o acolhimento e o suporte necessários ao jovem advogado. “Durante todo o período do curso, todos nós conseguimos ver que, de fato, estamos sendo acolhidos pela OAB. Saímos com a certeza de que somos parte da defesa da sociedade. Essa é a nossa missão”.

Na ocasião, além do sorteio de livros, a Escola Superior de Advocacia de Sergipe promoveu o sorteio de 75% de um curso de pós-graduação na Universidade Tiradentes, oferecida pela Unit, e de cinco certificados digitais, patrocinados pela Fecomércio.