H1N1: Advogados aderem à campanha de imunização contra a influenza

O sistema OAB – por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE) – iniciou, na manhã desta quarta-feira, 27, a imunização dos advogados contra a H1N1. Os profissionais receberam a dose da vacina tetravalente referente ao primeiro lote.

A campanha é nacional, promovido pelo Conselho Federal da OAB, através da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (CONCAD).  Para Sergipe, nesse primeiro momento, foram destinadas 500 vacinas. Diante do desabastecimento parcial de vacinas, que ocorre em todo o país, a Campanha de Vacinação contra o H1N1, atingiu o limite do agendamento nas primeiras 48 horas.

Segundo o presidente da Seccional Sergipe, Henri Clay Andrade, a Caixa de Assistência dos Advogados tem cumprido seu papel de ser o braço social da OAB. “A vacinação é um projeto nacional, do qual nós estamos engajados. Vieram para Sergipe no primeiro lote, 500 doses de vacinação, que foram, democraticamente e de forma impessoal, distribuídas aos primeiros 500 que agendaram.”, pontuou. Henri Clay acrescentou que serão somados esforços para que no segundo lote venha uma quantidade superior de doses para contemplar o maior número de profissionais.

Ana Lúcia Aguiar, presidenta da CAA/SE, destacou a sua alegria e se disse engrandecida com o sucesso da campanha. “Gostaria de registrar que esse primeiro lote ele está sendo destinado a toda classe dos advogados que puderam agendar. E registrar, também, que as diretorias, tanto da OAB/SE quanto da CAA/SE, não receberam vacinação neste primeiro lote. A única exceção foi a vice-presidente da CAA/SE, Susan Manuela, pois está gestante. Tudo isso para que pudéssemos alcançar o maior número de advogados. Estamos primeiro pensando em nossos colegas, até mais do que em nós mesmos, pois foram eles que nos confiaram a missão de trabalhar em prol da classe advocatícia”.

Clodoaldo Andrade, conselheiro federal da OAB, conversou com colegas que vieram receber suas doses e, segundo ele, o sentimento coletivo foi da relevância do serviço prestado pelo sistema OAB. “A grande maioria dos advogados são autônomos, muitos trabalham sozinhos em seus escritórios e vir a perder a saúde, mesmo que temporariamente, traz transtornos absurdos a estes profissionais. Consegui visualizar o reconhecimento da advocacia da importância dessa ação e do cuidado que a CAA/SE está tendo para evitar que os transtornos que é a falta de saúde ao advogado”.

O advogado Artur Melo elogiou a ação da CAASE. “A vacina está em falta em todo o Brasil. E, diante de um surto tão grande ao redor do Brasil, é uma ação muito boa da CAA de proteger a classe dos advogados”, declarou.

José Paulo Barros de Melo é membro da Comissão Sênior da CAA e falou da importância do trabalho da instituição para os advogados da melhor idade. “Essa ação, como outras ações, vem prestigiar o advogado, principalmente, o advogado idoso.”, Além disso, Paulo Barros destacou as ações voltadas para a saúde do advogado promovidas pela Caixa de Assistência.

A advogada Maria Angélica concordou com José Paulo. “Eu acho muito válida a ação da Caixa de Assistência. É mais uma proteção que a CAA está dando ao advogado. A Caixa deve ter como objetivo justamente isso: proteger o advogado. Essa atitude é uma atitude, inclusive, que deveria ser imitada pelos outros órgãos e conselhos com os seus afiliados.”. Sobre o trabalho da instituição, Maria Angélica destacou as novidades da gestão. “Estou vendo que existe uma série de ideias novas que estão sendo colocadas em prática, acho isso muito positivo”, finalizou.

A jovem advogada Bruna Cruz relatou que se sentiu privilegiada por dois motivos: ser jovem advogada e portadora de doença crônica, o que garantiria prioridade no Sistema Único de Saúde.  “Eu tenho um tipo de reumatismo e por conta da minha doença eu teria preferência de tomar essa vacina nos postos de saúde, e nem por isso eu consegui tomar. Só consegui tomar a vacina por conta dessa brilhante iniciativa da CAASE”, destacou.

Bianca Corrêa, enquanto jovem advogada, disse ver o quanto a OAB se importa com a classe. “Não só com o advogado que está iniciando, mas com os que também já atuam. Para mim, é importante ver essa preocupação da OAB em relação a tudo: a saúde, a questão da educação, das palestras que são oferecidas para nós advogados. Eu me sinto, realmente, representada pela OAB, porque eu vejo o compromisso da Ordem com a gente, e que ela está sempre buscando mais e mais”, finalizou.