OAB/SE fará lançamento da 14ª Semana Nacional de Museus no Estado

Ratificando o compromisso da entidade com a preservação do patrimônio histórico e cultural do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, fará o lançamento, em Sergipe, da 14ª Semana Nacional de Museus. Durante o mês de maio, a Ordem envidará esforços para o incentivo à visitação, à democratização e à visibilidade dos museus do Estado.

De 16 a 22 de maio, 1.236 museus de todo o país desenvolvem programações especiais em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio.  Para o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a concentração de programações culturais enfatiza importância da ação como instrumento de ampliação do acesso à cultura e dos museus brasileiros.

Segundo a curadora do patrimônio histórico da OAB/SE, Manuella Maria Vergne de Cardoso, museu2as ações do Memorial da Advocacia Sergipana, durante a 14ª Semana Nacional de Museus, serão intensificadas. Em sete dias de mobilização, a entidade promoverá palestras, minicursos, painéis, visitações e a divulgação e a promoção da cultura sergipana através do Memorial.

“Do dia 16 a 30 de maio, com o propósito de aproximar a advocacia e a sociedade do patrimônio histórico e cultural da Ordem, o Memorial da Advocacia Sergipana estará aberto a visitações. Além disso, de 17 a 20 de maio, serão realizados minicursos voltados à educação patrimonial e à preservação do patrimônio material e imaterial, entre outros temas”, conta.

museu4Na 14ª Semana, cerca de 1.240 museus do país oferecerão 3.700 atividades. Em Sergipe, o Memorial receberá acervo de 16 museus do Estado. Para tanto, em reuniões semanais, os advogados, Manuella Vergne, Thenisson Dória, Vanessa Cacho e Caio Dória, responsáveis pela mobilização no Estado, tem buscado firmar termos de cooperação com entidades de Sergipe.

Confira a programação da 14ª Semana Nacional de Museus

PROGRAMAÇÃO DATAS
  1. Abertura do evento – 19h00min

– Apresentação do Coral “Vozes da Advocacia”
– Abertura da Exposição Histórica sobre a OAB/SE e sobre a Sede da Ordem: Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe, tombado em abril de 1989
Palestra: Preservação do Patrimônio Cultural, na perspectiva do IPHAN

Palestrante: Kleber Rocha Queiroz – Superintendente Iphan Sergipe

SARAU: Apresentações Culturais

16/05/2016

(Local– OAB)

1. 1º dia do Evento

– Palestra: História da OAB/SE e da Advocacia Sergipana.
Palestrante: Alonso Francisco de Lima Junior – Historiador OAB/SE
– Oficina: Educação Patrimonial.
Palestrante: Manuella Maria Vergne Cardoso

17/05/2016

1. 2º dia do Evento

– Oficina:Comissão da Liberdade Religiosa e Comissão de Direitos Humanos
Mesa Redonda: “Diversidade Religiosa: Diálogos fraternos contra a intolerância”
Palestrante: Kellen Josephine Muniz de Lima , Thiago José de Carvalho Oliveira , Dr Luis Fausto Valois (Promotor), Dr. Clovis Carvalho Britto.

18/05/2016

1. 3º dia do Evento

Horário: 14H
– Oficina:A Preservação da Biodiversidade Possível  – Comissão de Direito Ambiental OAB/SE
Palestrante: Fábia Ribeiro Carvalho de Carvalho – Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/SE

19/05/2016

1. 4º dia do Evento- Encerramento

– MinicursoPreservar os bens patrimoniais, históricos, arqueológicos e naturais: ação de preservação da humanidade.
Palestrante: Profª. Dras. Cleonice Vergne e Vânia Fonseca

20/05/2016