OAB inicia virtualização de processos

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, iniciou nessa terça-feira, 10, o protocolo de todos os processos, tanto no âmbito externo quanto no âmbito administrativo, de forma eletrônica. Para isso, equipe técnica do Conselho Federal da OAB está na Seccional para auxiliar os colaboradores nessa atualização sistemática.

Segundo o analista de sistemas do Conselho Federal, Watson Odilon, com a digitalização dos processos, o andamento dos trabalhos ganhará maior celeridade. “Agora, principalmente, os conselheiros relatores não vão mais levar o processo físico, vão fazer tudo eletronicamente; todos os despachos: relatórios, votos; toda a demanda deles vai ser feita eletronicamente”, explicou.

O sistema tem as particularidades da OAB. Com a atualização, a Seccional passa a ter também o Sistema de Gestão Documental – o SDG.  “O sistema  vai ser a porta de entrada de todos os documentos que chegam à OAB. Chegou o documento no protocolo, o protocolo gera um número pelo SGD e já digitaliza o documento na sua recepção.  A partir daí, esse documento passa a ser um processo digital, seja ele um documento administrativo ou externo. Assim,o  SGD fará toda a gestão documental da Ordem”, explicou Watson Odilon.

O Secretário Geral, Aurélio Belém ressaltou que a OAB/SE começa a entrar numa nova era. “São novos tempos, novas práticas, e a Ordem não poderia estar alheia à era digital. A virtualização dos processos já é uma realidade em nossa instituição. E essa gestão gradativamente irá alcançar a marca de zerar o uso do papel, reduzindo a burocracia, acelerando procedimentos, privilegiando a sustentabilidade”.

Treinamento

Os conselheiros seccionais receberão treinamento na Seccional na tarde dessa quarta-feira e quinta-feira, a partir das 17h, na sede da Ordem. Para o administrador de redes da Secional, Igor Baima, é fundamental a participação dos membros da Ordem para garantir que eles recebam a instrução necessária para efetiva usabilidade do sistema.