CDDM e Frente Parlamentar reivindicam à SSP melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher reuniram-se com o Secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Batista, nessa terça-feira, 17, para apresentar as ações já realizadas e fazer reivindicações.

Durante a reunião, o Secretário informou que o Estado está contratando para o Instituto Médico Legal de Sergipe (IML), mais cinco médicos legistas, e um odontólogo legista para somar a atual equipe; totalizando 10 médicos e dois odontólogos para melhorar o atendimento. Além disso, o governo está contratando 10 papiloscopista e 10 peritos criminais.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa, ressaltou que a CDDM tem trabalhado incessantemente com vistas a melhorar o atendimento as mulheres vítimas da violência e visando também somar esforços no sentido de que os dados da violência contra a mulher sejam analisados conjuntamente com outras instâncias da Sociedade.

“Na reunião vislumbrou-se a possibilidade de um trabalho conjunto com o Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas de Segurança e Cidadania (Naspec) na análise da violência, o que poderá ser muito profícuo especialmente porque as políticas públicas devem ser implantadas com o suporte destas pesquisas. Quem são estas vitimas? Locais de ocorrência? Quem são estes agressores? Quais as causas imediatas da violência? Etc. Outra proposta apresentada que pode trazer melhoria para análise da violência doméstica em Sergipe foi a implantação de um sistema unificado de dados de todos os setores e órgãos do estado que fazem atendimento a mulher, pois existem outras ‘portas de entrada’ além da SSP ( a saúde por exemplo). Necessário ao nosso ver a implantação deste sistema , no sentido de acompanhar e avaliar o atendimento à mulher vítima de violência. Outra proposta foi relativa à necessidade de sensibilização continuada dos profissionais da segurança publica, colocando-se a CDDM à disposição para algum evento conjunto SSP/OAB, neste sentido, como temos feito em várias outras instituições do estado”.

Para tentar humanizar, ou melhorar o atendimento às mulheres nas delegacias do interior,foi solicitadoque as delegacias regionais tenham um setor específico para atender as mulheres e que haja plantões nos fins de semana, com pelo menos uma delegacia aberta. Criar um banco de dados para unificar as estatísticas de todos os setores e órgãos do estado que fazem atendimento a mulher, foi outra reivindicação.

Além da CDDM e da Frente Parlamentar, participaram da reunião representantes das enfermeiras forenses, do Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas de Segurança e Cidadania (Naspec), a delegada da Mulher Mariana Diniz e o comandante da Polícia Militar Cel. Marcone Cabral.

*Com informações da Alese