ESA discute Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero

Transexualidade, intersexualidade, entre outros temas foram debatidos em curso telepresencial.

A Escola Superior de Advocacia – ESA/SE realizou nesta sexta, 20, a primeira aula do curso que tem como tema ‘Atualidades e Perspectivas dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero‘. As exposições telepresenciais transmitidas ao vivo de São Paulo, foram acompanhadas pelos advogados sergipanos no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE, durante todo o dia.

“O tema tratado no curso é de grande importância e relevância no cenário jurídico. Estamos na semana de combate à homofobia, e por isso escolhemos debater neste encontro assuntos como a diversidade sexual e de gênero, transexualidade, entre outros. Amanhã, teremos uma roda de conversa para aprofundar o debate e ampliar ainda mais o conhecimento dos profissionais sobre o assunto”, disse a coordenadora da ESA, Silvana Farias.

Para a advogada Igrayne Aragão, que pretende se especializar na área de direitos humanos, essa é uma pauta que deveria ser de responsabilidade de toda a sociedade e não só da advocacia. “Acho maravilhoso que debates como esse sejam realizados para envolver toda a classe. É muito mais fácil quando se tem empatia pelo tema ou pelas pautas dos direitos humanos. Mas, infelizmente, o que percebo é que muitas pessoas ainda têm preconceito. Por isso, a partir do momento que a justiça se aproxima das demandas sociais, temos uma redemocratização da própria justiça e assim podemos ver o início de uma mudança social”, afirmou.

“Atuo na área Civil há 17 anos e ao longo da carreira já acompanhei diversos casos que envolveram temas como os debatidos hoje. Mas, o que mais me preocupa é que mesmo diante de tanto preconceito da sociedade, as pessoas que são vítimas dessa intolerância, ainda desconhecem que têm direitos e podem buscá-los através da justiça”, pontuou a advogada Alessandra Farias Tavares.

O curso segue neste sábado, 21, no auditório da CAA/SE, com uma roda de conversa que será realizada a partir das 9h da manhã com o tema ‘Gênero no Mundo Contemporâneo: avanços e desafios’, com a participação do desembargador do TRT 20 Thenisson Dórea, Claudiene Santos e Francisco Diemerson.