Presidente da CAA/SE se reúne com representantes das Regionais da OAB

No fim da tarde desta segunda-feira, 20, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAA/SE, Ana Lúcia Aguiar, se reuniu com representantes das Regionais da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE), para definir o planejamento das ações da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 para o interior sergipano.

Participaram do encontro o presidente da comissão regional de Estancia, Marcos Vinicius Mota Silva, o presidente da comissão regional de Itabaiana, Leonardo Barros Chagas, o presidente da comissão regional de Lagarto e região Centro-Sul de Sergipe, Eduardo Gomes Ribeiro Maia, a presidente da comissão regional de Propriá e região ribeirinha, Cláudia Maria Costa Dantas, e a representante regional da CAA-SE em Itabaiana, Vivalda Brasil de Oliveira.

“É muito importante definir os ajustes e detalhes com os presidentes e representantes das nossas regionais. Afinal, assim como fizemos na primeira etapa da imunização, nesta nova etapa também levaremos as vacinas para os advogados do interior sergipano. Iniciaremos a aplicação das doses na capital, aqui na sede da CAA/SE na próxima semana e posteriormente iremos realizar a aplicação nas regionais em datas, que serão definidas em breve. Estamos trabalhando em conjunto para todos os interessados, seja em Aracaju, ou nas cidades do interior, possam estar protegidos, bem como estendendo essa proteção aos seus dependentes”, destacou a presidente da CAA/SE, Ana Lúcia Aguiar.

Agendamento
A CAA/SE iniciou nesta semana os agendamentos para a aplicação das 2ª Etapa da Campanha. A aplicação das vacinas será realizada de 04 a 07 de julho na sede da instituição localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro de Aracaju. Para esta etapa foram disponibilizadas mil doses da vacina tetravalente, adquiridas através de um convênio entre OAB Nacional, CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil e FIDA – Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados.

Os agendamentos para a classe e dependentes devem ser feitos através do telefone da CAA/SE (79) 3211-8718 ou pelo email: [email protected]. O procedimento adotado nesta etapa será o mesmo realizado durante a 1ª etapa da imunização, ou seja, com doses gratuitas aos advogados e advogadas adimplentes. Já os dependentes serão imunizados mediante pagamento de gesto vacinal.

Influenza A – H1N1
Influenza A/H1N1 é um vírus que pode afetar o sistema respiratório provocando gripe e, em alguns casos, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos.

Quais os sintomas?
Dentre os sintomas da gripe H1N1 estão a febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dores muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto pessoa-pessoa ou através de objetos contaminados, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Medidas de prevenção
Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. A automedicação é perigosa e deve ser evitada.