Processo administrativo previdenciário é tema de curso presencial na ESA

Neste sábado, 17, o processo administrativo previdenciário foi tema do curso presencial da Escola Superior de Advocacia de Sergipe – ESA. Em uma sala de aula lotada, mais de 60 participantes contaram com a palestra do servidor do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, e especialista em Direito Previdenciário, Trabalho e Processo do Trabalho, Paulo Bacelar.

Através de aspectos práticos essenciais para o exercício da profissão, Paulo abordou a atuação do advogado na via administrativa e os procedimentos internos do INSS, que, de acordo com ele, não são muito divulgados. “Muitas vezes o advogado só se preocupa em atuar na via judicial, então fica sem saber os reais motivos que levaram o INSS a indeferir um benefício”.

Com carga horária de 8 horas, o curso colocou em debate ainda o cadastro; os agendamentos de benefícios e serviços; o requerimento administrativo; os documentos necessários para requerimento de benefícios; as principais siglas; as principais telas de informações; os motivos mais comuns de Indeferimento; a revisão administrativa e as atualizações dos processos.

Atuante na área previdenciária há mais de três anos, a advogada Aurélia Maria Costa Calheiros Rodrigues, presente à capacitação, afirmou que a experiência foi singular. “Entre todos os cursos da área que já participei, nenhum relacionou tão bem a realidade e a teoria”, considerou. Em sua avaliação, a instituição cumpre sua missão com excelência.