Visita ao Memorial da Advocacia Sergipana reafirma aproximação da OAB/SE com futuro da classe

Em visita à sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, cerca de 50 estudantes do 7º período do curso de Direito da Universidade Tiradentes – Unit, conheceram nesta sexta-feira, 23, o Memorial da Advocacia Sergipana e a atuação diária da instituição na defesa da classe, da sociedade civil organizada e do Estado Democrático de Direito.

No encontro, acompanhados da conselheira seccional da OAB/SE, Vanessa de Castro Dória Melo, e do professor de Direito Constitucional da Universidade, Nelson Teodomiro Souza Alves, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar a história e o trabalho da instituição por meio de contos, fotografias, documentos, objetos, medalhas, atas e mobílias.

Durante a visita, a conselheira seccional da entidade apresentou os ambientes do Memorial e falou sobre o compromisso da atual gestão com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Sergipe; com o incentivo à visitação aos museus do Estado; e com a valorização da jovem advocacia, da mulher advogada e do advogado que milita no interior de Sergipe.

Para ela, a aproximação entre a Ordem e os estudantes reafirma o papel da entidade como casa da cidadania. “Cada vez mais a gente tentar abrir as portas da Ordem para que todos possam comparecer e conhecer um pouco do nosso trabalho. O casarão é de todos”, afirmou.

Responsável pela ideia da visita, o professor, Nelson Teodomiro, considera indispensável a aproximação das instituições democráticas do país com os estudantes de Direito como uma maneira vital de motivá-los a defender a democracia. “Os futuros operadores de Direito precisam estar em contato com as entidades que garantem a ordem jurídica e a democracia”.

Para o graduando, Cristiano José Macedo Costa Filho, “a visita é essencial para que o futuro advogado saiba a rotina da instituição que representa a advocacia”. “Esse é um momento muito válido para nós, que estaremos logo, logo inseridos no mercado de trabalho”, disse.