OAB/SE colocará em debate descolonização curricular e caminhos para superação do racismo religioso

Ratificando o compromisso da entidade com o combate à intolerância religiosa, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, colocará em debate nesta sexta-feira, 21, a descolonização curricular e os caminhos para superação do racismo religioso em sala de aula. A discussão contará com as palestras de Luis Thiago Freire Dantas e Fernando Aguiar.

Luís Thiago é doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e autor do livro “Descolonização Curricular: a Filosofia Africana no Ensino Médio”. Fernando Aguiar é doutor em Educação pelo Núcleo de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS, e possui mestrado em História Social pela Universidade Federal da Bahia.

O evento tem o propósito de promover e instigar a discussão sobre a educação de Filosofia Africana no ensino médio como desdobramento da aplicação da Lei nº 10.639/2013, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino do Brasil a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Segundo a presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SE, Kellen Muniz, o evento é parte do olhar cuidadoso da entidade sobre o ambiente escolar. “A OAB/SE está fomentando ações que visam à promoção do respeito ao ser humano. O concurso cultural de pinturas, desenhos e poesias, que trouxe a Liberdade Religiosa como um dos eixos temáticos foi uma dessas ações que possibilitou experiências com jovens da rede pública de ensino”.

O debate, realizado pela Comissão em parceria com o Departamento de Filosofia da UFS e Secretaria de Estado da Educação e com apoio da Comissão da Infância e Unegro, acontecerá, após a mudança de local, às 9 horas, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, localizado na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro.