Oficina aborda possibilidades de resolução de conflitos, mediação familiar e papel do mediador

Durante uma oficina gratuita, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, abordou nesta sexta-feira, 21, a Mediação como uma nova alternativa no tratamento dos conflitos familiares. No evento, as palestrantes, Edjaney Cristina Santos Barreto e Maria Lenice da Silva Modesto Matias de Souza, discutiram, entre outros temas essenciais ao exercício da profissão, as possibilidades de resolução de conflitos; a mediação familiar e o papel do mediador.

Segundo Edjaney, integrante da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE, “a Arbitragem é uma das alternativas para a resolução de conflitos de caráter extrajudicial de pacificação, na qual um terceiro decide a melhor forma de resolver o conflito. A Conciliação, no entanto, está diretamente ligada ao procedimento judicial, sendo exercida por juízes e conciliadores que tentam por fim ao litígio através de intervenções iniciais do procedimento”.

Sobre a Mediação Familiar, Maria Lenice e Edjaney relembraram que o método é um processo voluntário, que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito familiar ou qualquer outro conflito de relação continuada, a oportunidade e o espaço adequados para solucionar questões relativas à separação, sustento e guarda de crianças, visitação, pagamento de pensões, divisão de bens e outras matérias, em especial aquelas de interesse da família.

Nesse contexto, o mediador, de acordo com as palestrantes, é a terceira pessoa imparcial, que auxilia os conflitantes na busca de uma solução harmoniosa para ambas as partes. “Ele funciona como um catalisador, reaproximando as partes de modo que elas encontrem, por meio da negociação de seus próprios esforços, um acordo que atenda aos seus interesses. Os mediadores não impõem soluções, apenas aproximam as partes para elas busquem soluções”.

Para a presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE, Patrícia França Vieira, a oficina foi fundamental para aprimorar o trabalho dos membros da equipe e para semear a arte de mediar, conciliar e arbitrar. “Hoje foi um dia de extrema importância. Aqui, estamos criando e lançando a nossa oficina, na qual iremos aprender, trocar idéias e levar conhecimentos à sociedade. Para todos nós, esse é um momento importante”, disse.