Oficina aborda perspicácia do mediador e diferentes métodos de resolução de conflitos

A perspicácia do mediador e os diferentes métodos de resolução de conflitos foram temas de destaque em mais uma oficina da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. Em uma palestra para os membros da Comissão, o professor, Valter de Sousa, colocou em debate a influência da comunicação para a mediação.

Em sua fala, Valter abordou a origem e o conceito dos conflitos, os casos típicos para a mediação e os diferentes métodos de resolução de conflitos. De acordo com o professor, é fundamental que o mediador utilize as mais diversas ferramentas da comunicação para a solução de conflitos, como as técnicas de saber ouvir e de programação neurolinguística.

“Muitas vezes o mediador tem a visão unilateral e acaba se perdendo na resolução do conflito. É necessário que ele saiba usar as estratégias da comunicação, como técnicas de saber ouvir e de programação neurolinguística. O mediador precisa ser, sobretudo, perspicaz. Ele tem que saber a forma certa e o momento certo de falar para não perder o momento de vencer”, disse.

Para a presidente da Comissão, Patrícia França, a palestra de Valter é motivo de grande alegria porque aprimora o conhecimento dos membros da equipe para o fomento da conciliação, da mediação e da arbitragem. “Muito me orgulha fazer parte desse grupo e poder trazer o professor Valter, que tem muito a agregar. Essa oficina nos aprimora para a sociedade”.