“É preciso lutar. A história não para e os direitos pedem passagem. Precisamos sair da igualdade formal, para a igualdade real”, diz Henri Clay

O presidente Henri Clay Andrade participou na manhã desta quinta-feira, 1°, da audiência comemorativa do Dia da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro. Promovida pela Assembleia Legislativa do Estado, pela iniciativa do deputado estadual, Garibalde Mendonça, a sessão especial abordou a exclusão e dificuldades vividas por pessoas com deficiência.

Em sua fala, o Presidente destacou que “todos são iguais perante a lei, mas o princípio da igualdade só se estabelece quando se reconhece a desigualdade para trazer o equilíbrio, a justiça, a paz social”. Henri Clay lembrou que há mais de trinta anos a Constituição Federal declarou o princípio de igualdade, mas destacou o fato que esses direitos muitas vezes só são reconhecidos a partir de tratamento jurídico. “Estamos avançando com o Estatuto da Pessoa Com Deficiência, que recentemente entrou em vigor. No âmbito da OAB, de Sergipe, estamos dando prioridade a essa luta, temos uma inserção social muito forte.

Henri Clay ressaltou que na sua gestão está sendo estabelecido o resgate do foco à pessoa com deficiência e adiantou aos presentes durante a solenidade que amanhã, 2 de dezembro, às 9h, a Seccional Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil vai dar posse a Comissão de Acessibilidade e terá como presidente o conselheiro da OAB/SE Ricardo Mesquita Barbosa, um militante da causa. “Lutaremos para mudar o caldo cultural de preconceitos no nosso país, lutar contra a indiferença. Isso é o que foi reservado à nossa geração. Hoje nossa missão é buscar esses direitos. “É preciso lutar. A história não para e os direitos pedem passagem. Precisamos sair da igualdade formal, para a igualdade real”.

O conselheiro Ricardo Mesquita Barbosa também participou da solenidade e parabenizou a Assembleia pela sessão especial e na ocasião ressaltou sobre trabalho desenvolvido na Ordem para as pessoas com deficiência, destacou a aprovação da Lei Brasileira de Inclusão e reivindicou a aplicação do Estatuto da Pessoa Com Deficiência em Sergipe. “A LBI é um grande avanço para nós. E com essa lei a minha reivindicação nessa fala é que a Lei Estadual se adeque ao Estatuto da Pessoa Com Deficiência”, afirma.