“Pessoas com deficiência precisam ir e vir para ter acesso à vida”, assevera presidente da Comissão de Acessibilidade da OAB/SE

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, trava mais uma luta em defesa de uma questão da humanidade. Nesta sexta-feira, 2, o presidente da entidade máxima dos advogados, Henri Clay Andrade, empossou os membros da Comissão de Acessibilidade. Para ele, a luta cotidiana pela efetivação dos direitos da pessoa com deficiência é uma das causas prioritárias da Ordem.

“As quebras de paradigmas e de preconceitos é uma frente ampla da luta pela efetivação dos direitos da pessoa com deficiência. Essa é uma causa humanitária, que visa dar concretude ao princípio da igualdade, baseado no princípio da dignidade da pessoa humana. É, sobretudo, uma luta constitucionalista, que faz parte das prioridades da entidade”, afirma Henri Clay.

Em seu discurso, o presidente da Comissão, Ricardo Mesquita Barbosa, asseverou que não basta apenas fundamentar, criar ou elencar os direitos: é preciso efetivá-los. “O transporte, que efetiva o direito de ir e vir, talvez seja o campeão de reclamações. As pessoas com deficiência precisam ir e vir para ter acesso à educação, à saúde, ao emprego, à vida”, disse.

Na ocasião, o presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB/SE, Paulo Emídio da Silva Filho, ressaltou a sensibilidade da gestão com a causa. “As nossas dificuldade não são diárias, elas acontecem a cada segundo. A minha alegria é ver que a Ordem deu um passo tão importante. Eu só queria que a população tivesse 10% da sensibilidade que Henri Clay tem”.

Devido à posse de Ricardo Mesquita como presidente da Comissão de Acessibilidade, a Comissão das Pessoas com Deficiência foi reestruturada. Presidida por Paulo Emídio, a Comissão tinha como vice-presidente, até o momento, o conselheiro seccional Ricardo Mesquita. Agora, ela terá como vice-presidente a advogada, Aracele Guimarães dos Santos.

Presente à solenidade, o presidente do Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência de Sergipe, Cláudio Brito, afirmou que a atuação e o apoio da Ordem são essenciais para a efetivação da causa. “Para mim, a falta de acessibilidade é tudo, então ver o avanço da OAB me deixa muito feliz. Nós precisamos ter uma base de união muito grande”, considerou.

Para o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Sergipe, Kleidson Nascimento, que vivencia essa realidade através de membros da família, os motes que a OAB está encampando são afirmativos, que dão visibilidade a lutas fundamentais à sociedade. “A criação da Comissão não é caridade, é o reconhecimento de direitos. Essa é uma questão da humanidade”, afirmou.

No momento, o advogado, Emerson Resende, colocou em debate o direito ao trabalho da pessoa com deficiência. Em sua palestra, Emerson abordou os direitos previstos na Convenção Internacional dos Direitos às Pessoas com Deficiência e na Constituição. Segundo ele, ainda que o país tenha um sistema normativo evoluído, ainda há um abismo entre a lei e a prática.

Confira a lista dos membros empossados nesta sexta-feira, 2.

COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE

DIRETORIA: