Projeto Verão Saúde irá levar oficinas esportivas, avaliação física e exames preventivos

Praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente em qualquer idade. Além de melhorar a autoestima, combater a indisposição, o estresse da rotina diária, e até mesmo turbinar a memória, o ato de estar em movimento, afasta o sedentarismo e abre um leque de possibilidades para aqueles que querem viver mais e melhor. Pensando em estimular hábitos saudáveis e assim levar mais qualidade de vida à advocacia sergipana que a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE promove o ‘Projeto Verão Saúde’, nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Calçadão do Bairro 13 de Julho, na Zona Sul de Aracaju.

Durante esses dois dias advogados, advogadas e dependentes poderão participar de oficinas esportivas nas modalidades: Futsal (Feminino), Basquete 3 x 3, Vôlei de Praia e Futvôlei (Masculino). Além da prática de atividade física, os participantes terão à disposição profissionais especializados que irão realizar avaliação física e exames preventivos. As atividades serão desenvolvidas nas quadras poliesportivas do Calçadão, nas imediações do Mirante da 13, sempre das 19h às 21h.

“Esse projeto foi idealizado ainda no ano passado durante as ações voltadas à saúde e bem estar da advocacia sergipana. Sentimos que era preciso inserir algo neste sentido no nosso calendário de eventos. Afinal, além de saúde, bem estar e tantos outros benefícios que o esporte proporciona, essa é mais uma oportunidade de integrar a classe e estimular aqueles colegas que ainda não praticam exercícios físicos. Por isso, iremos oferecer várias oficinas para que principalmente aqueles que não estão habituados possam ter a orientação especializada e dar seus primeiros passos no mundo dos esportes”, destacou a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar.

De acordo com o presidente da Comissão de Esportes, Edmilson Junior, as oficinas esportivas também serão uma oportunidade para a descoberta de novos talentos. “Recentemente conquistamos importantes títulos para a advocacia sergipana, os quais vieram da participação da delegação sergipana nos Jogos de Verão dos Advogados, que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e reuniu atletas da advocacia de todo o país. Esse resultado foi fruto da integração dos colegas e do esforço de cada um. Estimulados pelo ouro no Tênis com o Victor Maynard, e os terceiros lugares no Futebol e no Surf com o Jorge Melo, que mesmo com uma lesão séria em um dos pés, conseguiu esse feito, estamos dando continuidade ao projeto esportivo da Caixa de Assistência para 2017. Nosso objetivo é fazer com que tenhamos um número cada vez maior de advogados e advogadas envolvidos na prática esportiva e representando Sergipe em competições pelo Brasil afora”, ressaltou.

Para participar não é necessário realizar inscrição prévia, basta ir ao Calçadão do Bairro 13 de Julho. “É uma ação democrática, sem qualquer burocracia e que tem como objetivo principal promover saúde, bem estar e integração entre os colegas da advocacia. Por isso, convido a todos que compareçam, participem, pratiquem esportes e façam exames preventivos, ou seja, aproveitem todas as atividades que serão ofertadas pela Caixa de Assistência nos dias 16 e 17, das 19h às 21h”, enfatizou o diretor de Esportes Adalício Morbeck.

Conheça sete benefícios da prática de atividades físicas:

1 – Eleva a autoestima

A prática regular de exercícios aumenta a confiança e estimula a autoestima.

2 – Melhora a capacidade mental

Pessoas ativas apresentam reflexos melhores, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3 – Reduz os riscos de problemas cardíacos

Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4 – Depressão

Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5 – Retarda o processo de envelhecimento

Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

6 – Melhora a qualidade do sono

Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

7 – Combate o estresse e a ansiedade

A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.