Mês da Mulher: Mulheres da advocacia sergipana falam sobre desafios, lutas e conquistas

Março é um mês especial para a advocacia sergipana. Com diversas homenagens à Mulher Advogada, através das Pré-Conferências realizadas nas Regionais da OAB no interior do estado e também na capital através da I Conferência da Mulher Advogada, que acontece nos dias 22 e 23 no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, o período é também um espaço aberto para o debate, onde ‘elas’ são protagonistas de suas próprias histórias e voz ativa para as mulheres de toda a sociedade, que independentemente da área de atuação, lutam diariamente por equidade de gênero.

Para a advogada Gianini Prado, as mulheres devem ter participação mais ativa no mercado de trabalho, entre outros desafios que precisam ser vencidos. “Imprescindível a participação mais ativa da mulher no mercado de trabalho. Muitas conquistas foram alcançadas, mas há muitos desafios a serem vencidos como: extirpar a cultura do estupro, isonomia substancial no mercado de trabalho, garantia de melhores condições sociais. Vamos à luta porque esta vitória será nossa!”, disse.

“Advogar é uma arte ou paixão? Creio ser um pouco de tudo. Tive a sorte de concluir o Curso de Direito num período em que a advocacia se destacava na defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos. Então, escolhi ser Advogada. Venho exercendo esta digna profissão ao longo de quase três décadas com honradez e garra, sempre pautada na ética e na justiça. Como em qualquer profissão, infelizmente, o fato de ser mulher é também um desafio. Acredito, que todas as Advogadas que exercem com zelo suas atividades profissionais, têm como recompensa o respeito e a admiração de todos os profissionais do Direito. Parabéns a todas as mulheres, em especial a mulher Advogada! ”, destacou a advogada Maria da Purificação Oliveira.

Discutir e combater o assédio moral, sexual e o machismo sutil ou deliberado é uma necessidade urgente na opinião da advogada Gilda Diniz. “Para uma mulher que consegue ter a opção de ser profissional, porque muitas nem isso conseguem, ela enfrenta muitas dificuldades. Para ser advogada ou advogada pública, como é o meu caso, tem que se enfrentar um ambiente masculino, envolvido num machismo sutil ou mesmo deliberado. Atualmente já encontramos mais mulheres advogadas, mas esse dado é bem recente, do ponto de vista histórico. Há necessidade de discutir de forma ampla o assédio moral e sexual que as jovens advogadas sofrem e esse espaço pode ser esse disponibilizado pela própria OAB/SE. Precisamos reivindicar e ter efetividade na paridade de representação de mulheres, desde OAB, Tribunais e o próprio STF, este essencialmente masculino e branco! ”, ressaltou.

Pré-Conferências da Mulher Advogada

Na tarde desta sexta-feira, 10, teve início na Câmara Municipal de Itabaiana a rodada das pré-conferências da Mulher Advogada nas Regionais da OAB/SE. Durante o evento que reuniu autoridades, convidados e o público em geral foi debatido o tema: ‘Novo Papel da Mulher na Democracia’. A abertura contou com a participação do Coral Advocanto, projeto da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, e que entoou músicas que homenageiam e ressaltam a força, beleza e o importante papel da mulher na sociedade.

“A Pré-Conferência acontece em um formato de mesa redonda para discutir essa nova visão da mulher, essa mulher no âmbito público e que não é apenas mãe e esposa, mas empreendedora, presidente de multinacional, piloto de avião, aquela que está em todos os âmbitos, ou seja, desbravadoras. Aquelas que estão sempre à frente do seu tempo e buscando a sua liberdade. Sempre digo que a luta pela equidade de gênero é uma batalha da sociedade que tem a mulher como protagonista, pois a equidade de gênero é uma evolução da humanidade com homens e mulheres juntos nesta busca por um mundo melhor para todos”, afirmou a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB Sergipe, Valdilene Oliveira Martins.

De acordo com a advogada e secretária-adjunta da OAB/SE, Maria da Purificação Vieira, as pré-conferências são essenciais para recolher material para embasar a I Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontece nos dias 22 e 23 de março. “Esse encontro é extremamente importante para que possamos reunir material para os debates que serão realizados na I Conferência Estadual da Mulher Advogada no próximo dia 23 de março. O ponto alto desse trabalho de engajamento das mulheres que fazem a OAB Sergipe e a CAASE será a participação na Conferência Nacional que irá ocorrer em setembro deste ano”, destacou.

As próximas cidades que irão receber as pré-conferências são: Estância (14/03), Nossa Senhora da Glória (15/03), Lagarto (16/03) e Propriá (21/03). Os eventos terão início sempre às 17h.

I Conferência Estadual da Mulher Advogada

Nos dias 22 e 23 de março será realizada a I Conferência Estadual da Mulher Advogada – Democracia e Gênero. O evento, que acontecerá no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – CDDM, em parceria com a CAASE.

“Todo esse trabalho realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, bem como da Caixa de Assistência durante as pré-conferências nas Regionais servirá de base para o ponto alto das comemorações e homenagens pelo Mês da Mulher Advogada, que é a realização da I Conferência Estadual nos dias 22 e 23 de março. Além das palestras, debates e homenagens, durante o evento que acontecerá na capital, iremos promover às colegas advogadas uma linda tarde de lazer, saúde e sorteio de brindes”, destacou a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ana Lúcia Aguiar.