Henri Clay: “O FIM DA JUSTIÇA DO TRABALHO É GOLPE MORTAL NOS DIREITOS TRABALHISTAS”

Durante o ato público em defesa da Justiça do Trabalho na manhã desta sexta-feira, 31, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Sergipe, Henri Clay Andrade, destacou que a terceirização e a reforma trabalhista resultam em perdas de Direitos Sociais trabalhistas; em golpe mortal na Justiça do Trabalho e aniquila a advocacia trabalhista.

Segundo, Henri Clay, Michel Temer e o congresso nacional não têm legitimidade para implementar a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária. “Aprovaram a terceirização sorrateiramente e à revelia do povo. Isso não é democracia; isso é golpe aos direitos sociais.”

Henri Clay afirmou que a OAB sergipana é frontalmente contra as reformas e a terceirização e defende o referendo popular como pressuposto de validade para essas mudanças brutais na vida das pessoas.”

“O presidente da república e a maioria do congresso nacional perderam o senso comum. Eles não têm mais ouvidos nem olhos para a opinião pública. Só a força do grito nas ruas barrará esse pacote de maldades contra o povo brasileiro”, enfatizou, Henri Clay Andrade.

Ato público

O ato público promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20a Região contou com o apoio integral da OAB/SE e grande participação dos advogados trabalhistas de Sergipe.

Os advogados trabalhistas de Sergipe demonstraram união em defesa da Justiça do Trabalho aos virulentos ataques sofridos. Para o Presidente da OAB/SE, a Justiça do Trabalho “é a Justiça que assegura a efetivação dos direitos sociais trabalhistas; é o porto seguro dos trabalhadores; é a garantia da dignidade da relação do trabalho. A Justiça do Trabalho é a justiça do povo,”.

“O ato em defesa da Justiça do Trabalho é de fundamental importância para que os parlamentares e o Governo Federal sintam que a sociedade, não ouvida neste momento, é contra e repudia todas as agressões verbais, normativas e orçamentárias que estão sendo desferidas em face da Justiça do Trabalho. A Justiça Especializada Laboral é motivo de orgulho para o povo brasileiro e demonstra uma evolução do nosso Poder Judiciário, ainda não ocorrida na grande maioria dos outros países”, ressaltou o presidente da Comissão de Direitos Sociais do Trabalho da OAB/SE, Clodoaldo Andrade Júnior.

Na ocasião o desembargador presidente do TRT20, Thenisson Santana Dória, lançou a campanha “Justiça, nosso Trabalho!”. Para Dória, o ato representa um repúdio ao desonroso tratamento dado à Justiça do Trabalho no atual Governo. “Essa é uma Justiça firmada na paz social e na solução de conflitos, nos moldes constitucionais, com respeito à livre iniciativa e à valorização do trabalho. O objetivo dessa manifestação é agregar, juntarmos forças, estabelecer o diálogo com a sociedade a fim de demonstrar a importância vital da Justiça do Trabalho, a preservação das garantias dos direitos constitucionais e sociais”.

Além efusiva participação dos advogados, o evento também contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE/SE), da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT), da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (Assat), do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Sergipe (Sindjuf/SE), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX), da Associação dos Juízes Federais do Brasil em Sergipe (Ajufe/SE), da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) e da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Astra XX).