Estreias do futevôlei e jiu-jitsu marcam o segundo dia do 4º Jogos das Caixas do Nordeste

A competição que está agitando a capital sergipana entrou nesta sexta-feira, 28, em seu segundo dia. O 4º Jogos das Caixas de Assistência do Nordeste reúne em Aracaju mais de 500 atletas da advocacia em disputas empolgantes e hoje foi dia de estreia para a galera do futevôlei e do jiu-jitsu na AABB, Zona Sul da capital.

Após o sorteio dos jogos, as competições do futevôlei foram iniciadas e em campo estiveram atletas da delegação sergipana. “Representar nossa terra jogando em casa é algo incrível. Tivemos uma experiência muito bacana em janeiro no Rio Grande do Norte durante os Jogos de Verão das Caixas de Assistência, e isso nos motivou ainda mais a participar dos Jogos do Nordeste e fazer bonito”, destacou Túlio de Carvalho.

“Estamos muito felizes em poder marcar presença e prestigiar esse evento maravilhoso organizado com todo empenho e dedicação pelos diretores, funcionários e pela presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar. A proposta de ser uma grande festa do esporte está sendo cumprida, a abertura foi marcante e hoje nossa estreia é cercada também de grande satisfação”, disse Daniel Barreto.

Nas quadras de futebol Society a bola também rolou e no supermaster os sergipanos levaram a melhor contra a seleção do Maranhão, vencendo por 1 a 0. O presidente da OAB Sergipe, Henri Clay Andrade, esteve em campo e fez um balanço da partida. “O time se preparou e se dedicou. Nossa equipe mostrou espirito de luta e sentimento desportivo. Não houve qualquer tipo de desavença, tudo na paz e na harmonia. Além disso, a atividade física é fundamental para preservar a saúde e nesses jogos também podemos confraternizar com colegas do Nordeste”, disse o presidente da OAB/SE, Henry Clay.

Até o próximo domingo, 30, oito modalidades estarão em disputa são elas: Futebol Society, Tênis, Futevôlei, Vôlei de Praia, Surf, Judô, Jiu-Jitsu e Basquete. Os jogos acontecem nas quadras da AABB, no Bairro Robalo, no Centro de Excelência de Tênis, no Bairro Aeroporto, e no ginásio de esportes do Colégio Amadeus, no Centro da capital. Um dos idealizadores da competição, o vice-presidente da OAB Sergipe Inácio Krauss, destacou a evolução dos jogos ao longo das edições. “Para chegarmos até aqui percorremos um longo trajeto, foram 12 meses de planejamento para que o 4º Jogos das Caixas de Assistência dos Advogados do Nordeste acontecesse aqui na capital sergipana. Organizar um evento como esse não é fácil e ver tudo isso acontecendo da melhor maneira possível é sem dúvidas motivo de orgulho e por isso destaco o empenho e a dedicação de todos da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, que estiveram à frente da organização e com muita integração promoveram essa grande festa do esporte”, enfatizou.

Neste segundo dia as disputas em campo também tiveram a participação feminina. Em uma das partidas a equipe do Rio Grande do Norte encarou a seleção da Bahia. A gente formou nosso time há um mês e desde então estamos treinando duas vezes por semana. A gente está tentando encaixar porque nos primeiros jogos a formação não foi muito boa e nos próprios jogos a gente está treinando qual a melhor colocação para cada e está dando certo. Cada uma aqui geralmente joga em um time de futsal e a gente foi juntando porque no início do ano a gente participou de um campeonato. Muitas advogadas que não sabiam jogar nos procuraram e agora estão na equipe”, disse a capitã da equipe do Rio Grande do Norte, Sofia Lorena.

A advogada e presidente da Comissão Mulher Advogada da OAB da Bahia, Andrea Marques, contou que o incentivo ao esporte foi destacado como uma das diretrizes do Plano Nacional da Mulher Advogada. Ela enfatizou que mesmo com a apoio de muitos, o preconceito ainda existe. “A gente percebe ainda de algumas pessoas da torcida certos comentário machistas e isso precisa acabar. A gente tem que parar de ser vista apenas como objeto ou só pela aparência e como inábil para uma série de atividades. No esporte, alguns homens encaram como se a gente estivesse fazendo isso aqui como brincadeira. Então, falta o posicionamento dos homens de que não estão dando o respeito e a credibilidade que a gente merece também em campo”, destacou.

O 4º Jogos das Caixas de Assistência dos Advogados do Nordeste continua neste sábado, 29, com a grande estreia do basquete, vôlei de praia e judô.