Cultart comemora centenário de prédio histórico

Em visita ao Memorial da Advocacia Sergipana, a coordenadora-geral do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe – Cultart, Maria Angélica Pereira do Nascimento, e a aluna de História da UFS, Laís Kalena Salles Aragão, solicitaram nesta quarta-feira, 21, o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, para a celebração do centenário do prédio histórico e tombado onde atualmente funciona o Cultart.

Para Maria Angélica, a participação da OAB/SE na organização do centenário. “O prédio sede do Cultart foi a primeira faculdade de Direito do Estado de Sergipe e funcionou até a década de 1970”, relatou a coordenadora-geral.

De acordo com Laís Kalena, a sede do Centro de Cultura foi construída em 1917 com o objetivo inicial de abrigar o grupo escolar Barão de Maruim. “De 1950 a 1970, a sede funcionou como a primeira faculdade de Direito do Estado. Foi só a partir de 1970 que a sede se transformou no Cultart. O nosso objetivo é fazer lembrar dessa construção tão importante para o Estado”.

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, ressaltou a importância da celebração do centenário de um prédio arquitetônico pródigo em cultura, arte e histórias memoráveis. E nelas estão inseridas as formidáveis vivências acadêmicas dos primeiros 20 anos da Faculdade de Direito de Sergipe.