Médica nutróloga orienta corredores sobre alimentação pré-prova

Quando falamos em alimentação pré-prova devemos pensar em como prover a energia necessária para que o corpo tenha uma boa performance durante o exercício. Mas, as dúvidas são frequentes principalmente entre atletas amadores iniciantes. Por isso, pedimos a orientação da médica nutróloga Norma Leite, para indicar os alimentos que devem ser aliados nesta preparação e claro apontar aqueles que precisam ser riscados do cardápio dos atletas.

De acordo com a médica, nas 24h que antecedem a prova é importante fazer uma boa hidratação, pois ela vai diminuir a sensação de fadiga e evitar câimbras. A ingestão de bebidas alcoólicas antes da competição não é recomendada, assim como alimentos de difícil digestão. “Frituras ou alimentos muito gordurosos, que produzem muitos gases como brócolis, repolho, couve-flor e pimentão devem ser evitados. A mesma restrição vale para carnes cruas que possam estar contaminadas, mal acondicionadas podendo causar diarreia ou desconforto gastrointestinal. Dê preferência às carnes brancas”, destacou.

Outra dica importante é que os corredores devem dar preferência aos carboidratos de boa qualidade, como por exemplo, as raízes ao invés de pão branco ou bolachas salgadas e doces. “No jantar as massas são as queridinhas dos corredores, mas escolha as de melhor digestão como um macarrão ou nhoque como molho de tomates frescos e frango. Evite pizza ou massa com molho de queijos. No café da manhã do dia da corrida coma o que estiver habituado, nada de testar novos alimentos nesse dia. Alimentos laxativos como mamão e ameixa seca ou leite podem fazer você dar uma ‘paradinha’ no meio da prova, então o melhor é evitar”, ressaltou a nutróloga.

Só uma banana com mel é suficiente antes da corrida?
“Existem pessoas adaptadas a esse tipo de combinação e que se sentem bem. Porém, convém mais dar preferência a alimentos de baixo ou médio índice glicêmico, pois provém menos açúcar circulando no sangue e mais energia durante o exercício. Para que haja um equilíbrio você pode substituir o mel que é carboidrato simples por uma fonte complexa, por exemplo, banana com aveia”, orientou.

A 7ª Corrida da Advocacia acontece no dia 12 de agosto e é uma iniciativa da OAB/SE, através da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE com o patrocínio do Portal Ciclo|Cers Aracaju, Legislar Imobiliária, Extramed, Mardisa Autos e Cohab Premium Imobiliária. Acesse o hotsite da competição e inscreva-se: www.corrida.caase.com.br .