Advocacia é homenageada em sessão especial na Câmara de Vereadores

Nesta sexta-feira, 11 de agosto, data em que é celebrado o dia da advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, foi homenageada na Câmara Municipal de Aracaju, em sessão especial que contou a participação do procurador geral do município, Netônio Bezerra, e do defensor público e membro da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe, Eric Martins.

A sessão foi realizada através de uma propositura da defensora pública e vereadora Emília Corrêa. “A profissão da advocacia é sinônimo de Justiça. Na esfera pública ou privada, é o advogado que assegura a preservação dos direitos. E, reconhecendo o trabalho histórico da OAB, não poderíamos deixar passar esse dia em branco. Nos reunimos aqui hoje para ressaltar a importância do advogado em meio a questão social e a garantia dos direitos das pessoas”, disse.

Em seu discurso, o vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, citou Rui Barbosa, classificou a sabedoria, a lealdade e a coragem como pilares da profissão e destacou o papel dos advogados e advogadas na defensa da democracia e da sociedade. “Afirmo, sem qualquer dúvida ou temor, que sem a existência do advogado a Justiça não seria possível, porque somente ele é capaz de aproximá-la do cidadão. Nós, enquanto advogados, somos a voz que pode ser ouvida pelos julgadores. Somos os que atacam e defendem as afrontas aos direitos. Somos peça fundamental no fortalecimento da democracia e na árdua e longa construção de um país mais justo”, enalteceu.

Para o conselheiro federal da OAB/SE, Arnaldo de Aguiar, é necessário celebrar a data, ressaltando as lutas e a importante atuação dos profissionais da advocacia. “Hoje é uma data especial para classe e para sociedade civil, que através do advogado tem sua voz ouvida. É dia de reforçar que sem uma advocacia forte, livre e respeitada, não há cidadania e não há justiça”, pontuou.

Em sua fala, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Adélia Moreira, abordou o trabalho desenvolvido pelas comissões da OAB. “A advocacia é essencial a administração da Justiça, mas não só a atividade forense. Existe uma ação muito maior da advocacia, que é a atuação em prol dos direitos, do cumprimento da Constituição Federal e da implantação efetiva de uma justiça social. Neste sentido, nas comissões da OAB, especialmente as que lidam com Direitos Humanos, da Criança, da Mulher, do Idoso, e assim por diante, estamos trabalhando incessantemente não só nos processos, mas também luta por um Brasil mais democrático”, afirmou.

Segundo a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Ana Lúcia Aguiar, a homenagem prestada pela Câmara mostra a importância da advocacia. “É uma alegria poder estar aqui. Para nós, advogados e advogadas, é ter o reconhecimento, por parte dos parlamentares e em especial da defensora pública e vereadora Emília Corrêa, da grande contribuição que prestamos a justiça. Hoje é um dia de comemoração, mas, principalmente, um dia de luta em defesa das nossas prerrogativas”, destacou.

Marcaram presença na sessão especial, o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, o conselheiro federal da OAB/SE, Clodoaldo Júnior, o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/SE, Joaby Gomes, a vice-presidente da Comissão de Direitos da Mulher da OAB/SE, Valdilene Oliveira, e o secretário-geral da Comissão de Direito do Consumidor, Flávio Cardoso, além dos vereadores Iran Barbosa, Elber Batalha e Américo de Deus.