ESA lota auditório em curso sobre Direito Previdenciário

Nesta segunda-feira, 28, advogados e advogadas lotaram o auditório da Escola Superior de Advocacia de Sergipe (ESA), no primeiro dia do curso de Direito Previdenciário, intitulado “prática de benefícios por incapacidade e LOAS”.

A capacitação tem como facilitadora principal a professora Juliana Ribeiro. De acordo com ela, os temas abordados no curso são polêmicos, visto que as perícias do INSS não têm dado frutos, deixando de conceder o benefício tão almejado pelo segurado. “Estaremos retratando até esta terça-feira o que vem acontecendo com o pente fino do auxílio doença, buscando explicar porque tantos benefícios e aposentadorias por invalidez estão sendo cancelados no Brasil. São assuntos que possuem uma certa complexidade, devido aos termos técnicos empregados, mas que os advogados precisam conhecer para atender bem os seus clientes”, destacou Juliana Ribeiro, pontuando que durante a capacitação os participantes vão aprender a desvendar a terminologia do INSS e terão dicas para colocar em prática.

Para proporcionar uma experiência mais abrangente, a qualificação conta ainda com a participação dos professores Henrique Aquino e Rodrigo Teles, especialistas em Direito Previdenciário.

“Em minha fala, vou explanar pontos da reforma trabalhista, que entrará em vigor no mês de novembro, atrelada a previdência, com destaque para impugnação de perícia trabalhista e previdenciária”, explicou Henrique Aquino.

O professor Rodrigo Teles frisa que os benefícios assistenciais existem, mas boa parte da população desconhece esse direito ou não recebe a orientação correta da Previdência Social. “Dezenas de pessoas, que tiveram seus auxílios negados, recorreram ao meu escritório e nós ganhamos esses processos no judiciário. O advogado precisa entender e se responsabilizar pela transformação na vida dessas pessoas. Pela mudança que proporcionamos quando uma autarquia previdenciária nega o direito delas, mas conseguimos fazer essa prestação de serviço e, através das estruturas estatais e jurídicas, garantimos o que lhes é direito e oferecemos o melhor para elas”.

Mesmo já atuando na área, o advogado trabalhista Eduardo Cardoso fez questão de participar do curso. “O direito é muito dinâmico, precisamos estar sempre nos atualizando para acompanhar todas as novidades e levar aos nossos clientes um trabalho de qualidade”, assegura.

A qualificação continua nesta terça-feira, 29, na Escola de Advocacia, situada à Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro.