Campanha “Cartão Amigo” presenteia crianças e adolescentes em unidades de acolhimento

Lúdica! Foi assim à tarde da última sexta-feira, 13, para as crianças e adolescentes acolhidas por seis unidades de acolhimento de Aracaju, que receberam por meio da campanha “Cartão Amigo”, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude, mais de 70 cartões presentes, além de brinquedos e kits de higiene.

No mês que é celebrado o Dia das Crianças, a Comissão, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAA/SE) e a Escola Superior de Advocacia (ESA), uniu os advogados e advogadas, seus amigos e familiares, com objetivo de proporcionar um momento especial para os acolhidos pelas unidades Abrigo Sorriso, Casas Lares I, II, III e IV e Abrigo Caçula Barreto.

Para a presidente da Comissão, Glícia Salmeron, a iniciativa mostra que o contato mais direto com realidade das crianças e adolescentes e trabalho junto às entidades de acolhimento é uma prioridade da Ordem. “Enquanto instituição de controle social, a OAB atua para desconstruir esse conceito de filantropia, reforçando a necessidade de entender o processo participativo de apoio e valorização da infância. Um processo em que as doações e os investimentos, por forma de participação direta ou indireta, precisam ser vistos com um olhar de compreensão, com a consciência de que a sociedade, seguindo o art. 4 do Estatuto da Criança e do Adolescente, também tem o dever de contribuir e se envolver para garantir a manutenção dos direitos dessas crianças”, frisou a presidente.

Coordenador do Abrigo Sorriso, Baruc Fontes, destacou a relevância da ação para os acolhidos. “São crianças e adolescentes que foram negligenciadas e sofreram uma série de violações dos seus direitos. Momentos lúdicos como este são importantes porque fazem com que eles lembrem que são crianças, e as brincadeiras e a fantasia devem estar presentes na vida deles”.

O secretário-adjunto de Assistência Social de Aracaju, Valdiosmar Vieira, avaliou a visita como transformadora. “Em ações como esta, nós somos os verdadeiros presenteados com cada sorriso e cada abraço. Essas demonstrações de felicidade nos fazem repensar nossa atuação enquanto poder público e como ser humano. O ato promovido aqui pela OAB reafirma seu empenho para assegurar uma melhor qualidade de vida a essas crianças e adolescentes que já perderam tanto”, enalteceu o secretário.

Gerente da Proteção Especial Social do município, Antônia Menezes, ressaltou que a visita demonstra a preocupação da OAB com o bem estar dos meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social e abandono absoluto que são atendidos pelas unidades. “Essa iniciativa é a certeza de que a Ordem dos Advogados está cumprindo seu papel social, acompanhando o atendimento ofertado a essas crianças e adolescentes, as condições de cada um e da equipe que trabalha diretamente com eles”.

A entrega dos presentes ocorreu no Abrigo Sorriso, localizado na zona sul da capital, e contou com brincadeiras e show de mágica. Feliz com o presente, G.M.R.D, de 10 anos, do Abrigo Sorriso, falou sobre a visita. “Gostei muito, foi divertido. A parte que mais gostei foi a mágica”.