OAB/SE realiza mediação de rebelião no presídio Santa Maria

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, acompanhou de perto as negociações da rebelião iniciada na tarde desta sexta-feira, 20, no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), localizado no bairro Santa Maria. Representada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, Robson Barros, Pâmela Salmeron e Wilson Vasconcelos, membros da referida Comissão, a OAB/SE realizou a mediação do conflito garantindo o desfecho pacífico da rebelião, que chegou ao fim manhã deste sábado, 21, após 19 horas de duração.

“A pedido dos internos e familiares, estivemos no Compajaf atuando diretamente nas negociações para assegurar que a mediação ocorresse da melhor maneira possível, com todos os reféns fossem liberados e em segurança”, frisou Robson Barros.

Ao todo, 97 familiares, que estavam na unidade durante a visita, foram feitos de reféns durante da rebelião. Quatro deles, duas mulheres e duas crianças foram soltos ainda na sexta-feira, em torno das 18h, e outros 23 por volta de 1h da madrugada. Já os 70 reféns que faltavam foram liberados perto das 10h deste sábado após intensa negociação que teve apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Justiça de Sergipe (Sejuc). Equipes do Corpo de Bombeiros, do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participaram da ação.

Foto: Rafael Carvalho

Com informações do G1 Sergipe