OAB/SE defende criação de comarca em Riachão do Dantas

Nesta segunda-feira, 18, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, deu mais um passo na luta pelo acesso à justiça. Em sessão ordinária, o Conselho Pleno da entidade aprovou, por unanimidade, o processo administrativo nº 26.0000.2017.005890-0, que visa a criação de uma comarca no município de Riachão do Dantas, atualmente Distrito Judiciário de Arauá.

Relator do processo, o conselheiro Eduardo Maia baseou seu voto no respeito a um direito fundamental de todo cidadão: o amplo acesso à justiça. O conselheiro salientou que as audiências em Riachão acontecem apenas duas vezes por semana e quando se trata de processo criminal com réu preso elas são realizadas em Arauá, de forma que as partes envolvidas precisam se deslocar quase 50 km até a comarca e nenhum transporte é disponibilizado para este fim.

“O acesso ao judiciário deve ser assegurado a todos em sua plenitude, mas sabemos que, infelizmente, existem fatores econômicos, burocráticos, estruturais e geográficos que inibem este acesso e atingem, principalmente, a camada mais necessitada da sociedade”, pontuou Eduardo ao justificar seu voto.

O conselheiro ressaltou ainda que o Distrito de Riachão registrou, até o início de novembro, um número de processos maior do que a própria comarca que integra. “Conforme dados do Tribunal de Justiça, o Distrito do município citado, que faz parte da Comarca de Arauá, juntamente com Pedrinhas, obteve, até o dia 06 de novembro, 4.695 processos. Desse total, 1.863 da competência de Riachão do Dantas. Um número elevado apontando, inclusive, que a demanda supera a da Comarca, tendo em vista que Arauá registrou 1.656 processos”, frisou Eduardo Maia.

Presidente da OAB assegura apoio da Ordem

Após acompanhar o voto do relator, o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, afirmou que a Ordem não medirá esforços para garantir, junto ao TJSE, a criação da Comarca de Riachão.

“Está evidente, nos fatos relatados pelo conselheiro e pelo requerente, que o município necessita de uma comarca para asseverar à população o acesso pleno à justiça. A OAB Sergipe, assumindo seu papel de porta voz da cidadania, ingressará nesta luta que objetiva assegurar um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal”, destacou Henri Clay.

Requerente do processo, o bacharel em Direito Nelson Araújo

Segundo o requerente do processo, o bacharel em Direito Nelson Araújo, o ingresso da OAB no pleito é essencial para uma obtenção de um resultado positivo. “Fiz questão de trazer este caso até esta Seccional, porque acredito que com a participação da Ordem dos Advogados a voz da população será ouvida e, finalmente, teremos uma comarca em Riachão”.