CAASE terá sua história contada em documentário e livro

As presidências da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) realizaram nesta segunda-feira (29) uma reunião com os ex-presidentes da Caixa de Assistência para apresentar parte da programação dos 40 anos da CAASE, que incluirá a realização de um documentário e de um livro sobre a história da entidade.

Para contar a trajetória de quatro décadas da instituição, a CAASE criou uma comissão especial para os 40 anos, presidida pelo advogado e historiador Rivadalvio Lima e integrada pela pesquisadora e professora de história Jocelina Silva, que realiza desde o final de 2017 o levantamento de informações que servirão de referência para a realização dos trabalhos.

“Não se vive o presente sem o passado, e não se constrói o futuro sem o presente. Idealizamos esse projeto com o objetivo de registrar a trajetória dos 40 anos da CAASE, desde a sua origem. Essa história ficará para a eternidade, história de luta pelo bem estar da advocacia sergipana. Para comemorar essas quatro décadas, teremos uma vasta programação”, disse a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar.

Durante a reunião, os ex-presidentes relembraram suas passagens e feitos pela CAASE. “Estamos fazendo o levantamento de toda a documentação existente, pois a história se faz tendo como base os registros. Este foi o primeiro passo para o projeto de eternizar a trajetória da CAASE”, contou o advogado e historiador Rivadalvio Lima.

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, destacou a relevância da atuação da CAASE ao longo desses anos. “40 anos de história da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe. Reunimos aqui presidentes que tanto contribuíram para o avanço das conquistas em benefício dos advogados e das advogadas de Sergipe. Fazendo esse retrospecto constatamos o quanto avançamos. A CAASE possui uma função importantíssima e é imprescindível torná-la forte e autônoma para bem servir a advocacia sergipana e suas famílias”, afirmou .

O ex-presidente da CAASE e atual vice-presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, ressaltou a importância de cada presidente para a história da Caixa. “Hoje começamos as comemorações dos 40 anos reunindo os ex-presidentes, numa conversa agradável onde pudemos rememorar os feitos da entidade. Como ex-presidente é uma satisfação fazer parte dessa construção de vitórias”, ressaltou. A ex-presidente Glícia Salmeron também falou sobre a importância dos 40 anos. “As quatro décadas da Caixa representam um marco na história da OAB/SE e é gratificante fazer parte deste momento. O registro é muito importante para perpetuar a trajetória da CAASE e para que os jovens advogados e advogadas conheçam a importância da entidade”.

Fundada em 1978, a CAASE vem oferecendo ao longo de sua existência inúmeros benefícios à advocacia sergipana, com a missão de prestar assistência e seguridade social através de projetos na área da saúde, lazer, esporte e cultura.

Além do documentário e do livro, a OAB/CAASE realizará no decorrer de 2018 outros projetos e ações comemorativos.