OAB/SE prestigia solenidade de outorga do Colar do Mérito “Tobias Barreto”

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, prestigiou nesta segunda-feira, 26, a solenidade de outorga do Colar do Mérito “Tobias Barreto”.

Realizada pelo Ministério Público do Estado, a cerimônia condecorou o advogado, professor e político, José Gilton Pinto Garcia. A outorga do Colar tem o fim de homenagear personalidades ou instituições que se destacaram e contribuíram para o melhoramento e crescimento do MP.

Para o vice-presidente da OAB/SE, a atuação do advogado foi exímia, com uma integridade de caráter ímpar e postura combativa na defesa da advocacia que deixaram um legado de referência.

“Gilton Garcia prestou relevantes serviços à Sergipe. Além de atuar na defesa intransigente das prerrogativas da advocacia no tempo em que os direitos da classe eram constantemente ameaçados pela ditadura militar, Gilton também foi ex-presidente da Ordem e um dos fundadores da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, o braço social da OAB”, disse.

Em seu discurso, Gilton Garcia ressaltou a presença do vice-presidente da entidade máxima dos advogados em Sergipe, afirmou a emoção de ser homenageado e relembrou sua trajetória como o primeiro procurador-geral de Justiça e a administração do procurador, Luiz Garcia.

“Eu considero esta homenagem como uma das mais importantes que já recebi em minha vida. Vislumbrei nessa homenagem o reconhecimento de meu desempenho como o primeiro procurador de Justiça. Considero especialmente emocionante essa solenidade, porque recebo essa honraria no edifício que adotou o nome de meu saudoso pai, Luiz Garcia, integrante desta instituição como promotor público por mais de duas décadas”, ressalvou.

Filho de Luiz Garcia e de Emília Marques Pinto Garcia, Gilton Garcia presidiu, por quatro anos, a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (1975-1979), foi procurador do Tribunal de Contas do Estado e primeiro procurador-geral de Justiça (chefe do Ministério Público Estadual/1980 -1982).