Curso de Ingresso reafirma compromisso com valorização da jovem advocacia do Estado

O diálogo e o amparo à jovem advocacia são ações diárias da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. Em boas-vindas aos futuros profissionais, a entidade promoveu nesta terça-feira, 06, um encontro com os bacharéis que prestarão compromisso nesta sexta-feira, 09.

Além de esclarecer os procedimentos da solenidade de compromisso, o presidente da Ordem, Henri Clay Andrade, destacou as ações da OAB pela valorização da classe em início de carreira, como a conquista do piso salarial e a criação do Conselho Estadual da Jovem Advocacia.

“Foi diante de uma política voltada à valorização dos jovens advogados e advogadas, que o Conselho Seccional da OAB/SE aprovou, segunda-feira, a criação do Conselho Estadual, que planejará, discutirá e deliberará matérias de interesse próprio da advocacia jovem”, explicou Henri Clay.

Na ocasião, a vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Ercília Garcez, noticiou que a entidade disponibilizará 50 lugares para os jovens profissionais que desejarem participar da II Conferência Nacional da Jovem Advocacia, que acontece nos dias 22 e 23 de março, em Natal.

“Aqueles que tiverem interesse em ir, podem entrar em contato com a Comissão. Será uma Conferência muito boa e será uma oportunidade única, com a presença de nomes muito importantes da advocacia e do mundo jurídico. A Comissão está de portas abertas”, disse.

Curso de ingresso

Após a reunião, foi dado início a mais um Curso de Ingresso à Advocacia. Até esta quinta-feira, 08, através de reflexões sobre os aspectos práticos relevantes para o exercício diário da profissão, o curso abordará temas como a advocacia dativa, o empreendedorismo jurídico, etc.

Em boas-vindas aos futuros profissionais, o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, reafirmou a missão da Escola no aperfeiçoamento e na qualificação profissional da advocacia. “A ESA é composta por advogados voluntários, que participam elaborando cursos e debates em torno dos temas que são caros à classe. Tenham a Escola como uma parceira de vocês”.

No primeiro dia da capacitação, a coordenadora do Curso de Ingresso e Advocacia Continuada da ESA, Fernanda Silva Sousa, e a vice-diretora da Escola Superior de Advocacia, Silvana Farias, falaram sobre as postulações eletrônicas em juízo: o Portal do Advogado, o PJ-e e o CRETA.

Em suas explanações, Silvana e Fernanda explicaram os principais motes para a introdução do advogado através do sistema de peticionamento da Justiça, como o cadastro, o login, o token e os navegadores e falaram sobre o CRETA e o PJ-e dentro dos moldes da Justiça Federal.

Para a bacharela, Danielle Campos, o curso de ingresso demonstra o compromisso da OAB/SE com a valorização da jovem advocacia e o aperfeiçoamento do conhecimento jurídico. “Mesmo quando eu era estudante, a ESA já era muito presente porque sempre forneceu outros cursos nos quais tive oportunidade de participar. O Curso de Ingresso é muito importante porque podemos tirar nossas dúvidas em relação à prática profissional”, disse.