OAB/SE cobra investigação transparente do assassinato de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, através da Comissão de Direitos Humanos, vem a público manifestar a sua consternação com o assassinato brutal da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista, Anderson Pedro Gomes, nesta quarta-feira, 14.

Marielle, lutadora das causas sociais, representava a mulher negra no parlamento municipal do Rio Janeiro. Era incansável e obstinada na defesa dos direitos humanos, das minorias e do povo excluído das periferias e das favelas.

Marielle Franco se expressou, escrevendo no dia anterior à sua morte: “Quantos mais irão precisar morrer para que essa guerra acabe?”. A execução brutal e covarde de Marielle demonstra a violência que se alastra pelo país, qual não deve e não pode continuar banalizada, principalmente no cotidiano das periferias. Esta violência é inquietante para a democracia, que deve construir alternativas para a segurança da sociedade e os direitos de todos e todas.

É urgente e necessário que as mortes de Marielle Franco e de Anderson Pedro Gomes sejam imediatamente investigadas de forma transparente, para que sejam elucidados os motivos e punidos os responsáveis por este bárbaro crime que chocou o país e repercute internacionalmente.

Que o legado de Marielle seja sempre uma memória viva para todos que lutam em defesa de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.