ESA e Academia de Letras de Aracaju promovem Conferência “Literatura e Liberdade”

A Escola Superior de Advocacia de Sergipe e a Academia de Letras de Aracaju promoveram nesta segunda-feira, 26, a Conferência “Literatura e Liberdade”. O evento foi conduzido pelo acadêmico, poeta, escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi.

Em sua palestra, Lucchesi falou sobre literatura e liberdade, que, segundo o escritor, formam um compromisso muito importante para os dias atuais. “Devemos recuperar a idéia de uma liberdade criativa a partir do texto literário”, explicou o presidente da Academia Brasileira.

Lucchesi explanou sobre a importância da inserção da leitura no sistema carcerário, tendo em vista que ela é uma ferramenta de ressocialização pautada na ampliação de novas perspectivas que são inerentes no ato da leitura nos mais variados temas existentes na literatura.

Para ele, “a Conferência é fruto de uma grande florescência de intelectuais, poetas, escritores, preocupados com seu próprio território, e olhando também o território nacional”. “Eu acho que é um momento muito importante, que dá ao Estado um endereço muito particular”.

Segundo o presidente da Academia, Francisco Diemerson de Souza Pereira, a Conferência foi um projeto da ALA que, além de homenagear o aniversário de Aracaju, celebrado em 17 de março, teve o propósito de reunir renomados ou novos escritores brasileiros em Sergipe.

“A Academia quer realizar em Sergipe uma série de atividades que integrem a sociedade, a ALA, os estudantes e quem goste de cultura”, afirmou Francisco Diemerson.

Presente à Conferência, a coordenadora cultural da ESA e curadora do Memorial da Advocacia Sergipana, Manuella Vergne, o evento foi um formidável momento de interação entre a literatura e o Direito. “O direito de ler é um lenitivo de liberdade mesmo dentro de grades e paredes, permanentemente vigiadas, “poder ler é um ato de liberdade”, considerou.

O diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento, disse que a noite foi especial, representando o ponto alto da parceria firmada pela Escola Superior de Advocacia e a Academia de Letras.

“Numa memorável palestra, o professor Marco Lucchesi nos trouxe sábias palavras de altivez e reflexão sobre a íntima relação entre a literatura e a liberdade, elemento tão caro à democracia e à advocacia. Um momento ímpar, que enaltece a cultura, enriquece a alma que certamente ficará marcado na memória de todos os presentes”.