Lançamento estadual do Pacto de Educação em Direitos Humanos acontecerá na OAB/SE

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, realizará, no próximo dia 26 de abril, juntamente com o Ministério da Educação, o lançamento estadual do Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos.

A OAB Sergipe é pioneira no projeto, sendo a primeira seccional da Ordem e instituição do Estado a aderir ao pacto na qualidade de entidade apoiadora.

Durante o lançamento, as professoras e doutoras em Direito, Karyna Batista Sposato, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe, e Gabriela Maia Rebouças, coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes, ministrarão palestra sobre a importância da cultura de paz e respeito aos Direitos Humanos nas instituições de ensino.

O evento acontecerá às 16h, no plenário da seccional, localizado na Av. Ivo do Prado, nº 1072. Instituições de ensino superior e autoridades, estaduais e municipais, foram convidadas para participar do ato, que será aberto ao público.

PACTO

Criado pelos Ministérios da Educação e da Justiça e Cidadania, o Pacto Universitário visa superar a violência, o preconceito e a discriminação, promovendo a educação em Direitos Humanos nas instituições de Ensino Superior.

Com o Pacto, a OAB/SE passa a integrar a lista de entidades apoiadoras do projeto que conta, atualmente, com 34 instituições em todo do Brasil. Como entidade apoiadora, caberá a seccional acompanhar a execução do Pacto e do Plano de Atuação, incentivar novas adesões de instituições de ensino ou entidades da sociedade civil, além de desenvolver ações em articulação com as instituições de ensino, a exemplo da realização de eventos e seminários relacionadas à promoção, à proteção e à defesa dos Direitos Humanos.