Em maio, protagonismo juvenil e enfrentamento à exploração sexual serão temas de seminário

No dia 8 maio, o protagonismo juvenil e o enfrentamento à violência sexual serão temas de mais um seminário promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. O evento será aberto ao público e promoverá apresentação cultural, palestras, oficinas e debates.

Durante o período da manhã, a primeira palestra será ministrada pela psicóloga e integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP), Beth Fernandes, que colocará em discussão a questão de gênero e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em seguida, a juíza-coordenadora da Infância e da Juventude, Iraci Ribeiro Mangueira Marques, abordará a realidade da violência sexual de crianças e adolescentes em Sergipe. O tema também será colocado em debate com a participação da coordenadora da delegacia de grupos vulneráveis, Maria Luiza Oliveira, psicóloga e ex-presidente do CONANDA, com o encerramento dos trabalhos do período matutino.

À tarde, a programação conta com a realização de três oficinas temáticas: a primeira, falará sobre o sistema de garantia; a segunda, sobre o sistema de justiça; e a terceira, sobre as medidas de proteção e fortalecimento sob o prisma da implementação da Lei da Escuta. Nas oficinas serão acompanhadas e terão a participação das palestrantes.

Segundo a presidente da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, Glícia Salmeron, ao fim do seminário, será elaborada uma carta de recomendação com dez objetivos que será entregue ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e no II Congresso Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

O seminário terá início às 8 horas da manhã e será realizado na Escola Superior de Advocacia de Sergipe, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro.

Confira a programação completa aqui:

Manhã

08:00 – 08:30 – Apresentação cultural

08:30 – 09:00 – Apresentação dos dados de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Estado de Sergipe – Representante da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

09:00 – 10:00 – Palestra: “A questão de gênero na exploração sexual de Crianças e Adolescentes”

10:00 – 10:30 – Debate

10:30 – 11:30 – Palestra: “A realidade da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Sergipe”

11:30 – 12:00 – Debate

12:00 – 14:00 – Almoço

Tarde

14:00 – 16:00 – Realização das Oficinas Temáticas:

OT1 – Sistema de Garantia;

OT2 – Sistema de Justiça;

OT3 – Medidas de Proteção e Fortalecimento sob o prisma da alteração da legislação e implementação da Lei da Escuta

16:00 – 17:00 – Balanço das contribuições das Oficinas Temáticas e escolha de 10 objetivos que integrarão a carta de recomendação que será entregue no II Congresso Brasileiro de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.

17:00 – Encerramento