Curso promovido pela ESA aborda uso do Coaching na gestão de conflitos

Na noite desta quarta-feira, 16, o uso do coaching como ferramenta de trabalho na gestão de conflitos foi tema de mais um curso promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA).

A coordenadora de Direito de Resolução Alternativa de Conflito da ESA, Ana Sarmento, foi responsável por saudar os participantes e frisou que o coaching visa projetar as melhores abordagens para cada indivíduo dentro da prática da resolução consensual de conflitos.

“O coaching é focado no autoconhecimento, em trabalhar o melhor processo interno de cada um na execução da mediação. E o papel do mediador, como terceiro imparcial, é focar no interesse e trabalhá-lo. O coaching vem para auxiliar exatamente nesta interação”, considerou a coordenadora.

A qualificação foi ministrada por Mônica Liberato, que iniciou sua explanação abordando os conceitos do coaching, uma metodologia de autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidades que é utilizada para atingir objetivos. Em sua fala, Mônica buscou ainda desmistificar a temática.

“Muitos consultores tratam o coaching como um método extremamente difícil de ser trabalhado. Mas, na realidade, é algo simples de ser colocado em prática e qualquer pessoa pode aprender e aplicar. Basta seguir as etapas propostas para chegar ao objetivo desejado”, destacou.

De acordo com a palestrante, o processo do coaching no âmbito jurídico pode ser altamente positivo. “O coaching contribui de várias maneiras na gestão de conflitos, uma delas é fazer com que o outro se responsabilize pelo seu próprio acordo. Ou seja, passamos a ser um meio para que a pessoa encontre a melhor solução e assuma as responsabilidades do seu acordo”.

Concluindo, Mônica afirmou que é fundamental, para o mediador, começar uma mediação com seus conflitos internos resolvidos. “Um mediador que enfrenta problemas de relacionamento em casa, por exemplo, não tem condições de trabalhar na solução de uma divergência de casal. É preciso se libertar dos conflitos internos para ajudar o outro”.

Por ter familiaridade com o uso do coaching em outras áreas, a exemplo do esporte, o advogado Elder Correia se inscreveu no curso para conhecer a aplicação da ferramenta no campo do Direito. “Decide ouvir sobre o coaching na área jurídica para saber qual a abordagem utilizada, de que forma é possível agregar essa metodologia ao meu trabalho enquanto advogado”, pontuou.