18 de Maio: OAB/SE participa de ato público em combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Na última sexta-feira, 18, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, por meio da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude, integrando a Coordenação Colegiada do Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Sergipe (Fórum DCA), participou de Ato Público alusivo aos 18 anos do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com intuito de promover uma atividade lúdico-educativa para marcar a passagem da data, o ato foi realizado na Praça General Valadão e contou oficina de cartazes e apresentações culturais, com participação dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, além de meninos e meninas que integram projetos sociais e/ou que são usuários das políticas públicas.

As ações tiveram início às 13h, com um pocket show dos meninos e meninas assistidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), que compõem as famílias dos bairros 18 do Forte, Santo Antônio, Cidade Nova, Getimana, Japãozinho, Coqueiral, Porto Dantas e Bairro Industrial.

Em seguida, os presentes acompanharam à apresentação de alguns integrantes da Quadrilha Junina Luar do Sertão, que foi organizada pelo Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), uma entidade de Utilidade Pública, responsável pelo atendimento complementar de crianças e adolescentes com deficiência múltipla, intelectual e TID (autista), paralisia cerebral e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).

O evento contou ainda com a participação especial de crianças do Serviço de Convivência das Barras dos Coqueiros, que ouviram atentamente as falas sobre a importância do 18 de Maio e da preservação de seus corpos. Após a explanação, os meninos e meninas encenaram, em improviso, uma roda de capoeira.

Após as manifestações artísticas e exposições sobre o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os participantes do Ato Público saíram em cortejo pelo Calçadão da João Pessoa, ocasião em que, segurando uma cruz, o grupo chamava a atenção para os mais de 270 casos que foram atendidos no ano de 2017 relacionados à Violência Sexual, assim como entregava panfletos e materiais informativos sobre o tema do 18 de Maio.