Em ato público, OAB/SE reafirma luta contra exploração e trabalho infantil

Em um ato público alusivo ao Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, representantes da Comissão de Infância, Adolescência e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, reafirmaram nesta terça-feira, 12, a luta da entidade em defesa dos direitos humanos.

Na ocasião, a representante da Comissão, Verônica Oliveira, defendeu que a proteção à criança e ao adolescente deve ser a prioridade não só do Estado, mas também da sociedade. Em sua avaliação, o primeiro passo para o combate à exploração infantil é o diálogo.

“É preciso disseminar, em conversa com a população, nas ruas, nas escolas e em diversos outros ambientes, os malefícios que a inserção precoce do trabalho acarreta nas crianças e adolescentes, comprometendo a escolarização e o processo de profissionalização e as vulnerabiliza a acidentes, a exploração sexual, a aliciamentos de tráfico de drogas, etc”.

Promovida pela OAB/SE, pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a manifestação buscou alertar a sociedade sobre a necessidade do combate ao trabalho infantil e os riscos que ele pode acarretar às crianças.

Para o procurador do Trabalho, Alexandre Alvarenga, eventos como esse são essenciais para que seja relembrada a necessidade de combater a exploração infantil. “No Brasil inteiro estão sendo realizados diversos eventos para sensibilizar a sociedade para a luta contra essa prática que rouba a infância e tira a perspectiva de tantas crianças e adolescentes”, considerou.

A concentração aconteceu na Praça General Valadão e contou com atividades artísticas e culturais com grupos de municípios como Aracaju, Japoatã, Estância.

A Secretária Geral-Adjunta da OAB/SE, Maria da Purificação Vieira prestigiou o evento.