OAB/SE atuará junto à Sejuc para garantir reabertura dos parlatórios do Copemcan

Nesta segunda-feira, 09, o presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, e o secretário-geral da entidade, Aurélio Belém, estiveram na Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) para reafirmar a necessidade de reabertura dos parlatórios do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan).

“A reativação dos parlatórios é uma das pautas prioritárias da OAB/SE. É um pleito que representa a luta pelo respeito a uma prerrogativa da advocacia, que assegura ao advogado o direito de comunicar-se com seu cliente de maneira pessoal e reservada, e pelo acesso à ampla defesa e à dignidade”, destacou Krauss.

Durante a reunião, o presidente em exercício asseverou que a OAB/SE está disposta a atuar em parceria com a Sejuc para garantir a reabertura dos espaços o mais rápido possível.

“Para OAB, é fundamental que os parlatórios voltem a funcionar de imediato. Por este motivo, nos comprometemos a auxiliar a Sejuc no processo de reforma dos ambientes, com intuito de somar forças para agilizar a reativação dos locais”, pontuou Krauss.

Segundo o secretário da Sejuc, Cristiano Barreto, o órgão está sempre de portas abertas para receber a advocacia, que tem contribuído bastante com a gestão da pasta. De acordo com Barreto, a Sejuc entende a relevância do pleito e tem buscado atendê-lo.

“Esbarramos em alguns entraves burocráticos que acabaram adiando o projeto de reabertura dos parlatórios. Mas, de forma prática, a OAB se dispôs realizar as reformas necessárias e encaminhará um expediente para que possamos autorizar as adequações”, afirmou o secretário de Justiça.