OAB/SE cria projeto “Amigo Carroceiro” em parceria com administração municipal de Aracaju

Sensibilizada com a situação dos trabalhadores que conduzem carroças em Aracaju, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, criou o projeto “Amigo Carroceiro”.

Desenvolvido em parceria com órgãos da administração municipal, o projeto visa à construção coletiva de soluções que assegurarem melhores condições de vida aos carroceiros e suas famílias, oportunizando a qualificação profissional e a reinserção no mercado de trabalho.

Previsto para iniciar no mês de setembro, o “Amigo Carroceiro” percorrerá, gradativamente, toda cidade de Aracaju, com a promoção de ações de auxílio, assistência e garantia da dignidade que tem por objetivo a migração de todos os trabalhadores e suas famílias para outras atividades profissionais, respeitando as aptidões individuais.

O ponto de partida do projeto será o Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, local que conta com 25 carroceiros cadastrados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) através do processo de emplacamento das carroças e habilitação dos condutores.

De acordo com a presidente da Comissão de Direitos dos Animais, Renata Mezzarano, auxiliando os carroceiros a se desenvolverem profissionalmente em outras áreas, o projeto garante a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas e contribui para o fim gradativo da circulação de carroças em Aracaju.

“A proposta é que os carroceiros consigam ser inseridos no mercado de trabalho e, após qualificação técnica, possam entregar, voluntariamente, seus animais para o Município, para que sejam levados a destinos que assegurem o bem estar e vida saudável. O objetivo é devolver a dignidade a todos”, explica Mezzarano.

O “Amigo Carroceiro” nasceu em reunião realizada no último dia 26, com a presença de membros das Comissões de Direitos Humanos, Defesa da Mulher e dos Animais da OAB/SE e representantes da Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e das Secretarias Municipais de Assistência Social; de Juventude e Esporte; do Meio Ambiente; e da Guarda Municipal.

Na próxima quinta-feira, 02 de agosto, a equipe que compõem o projeto se reunirá novamente para estruturar o planejamento das atividades que serão desenvolvidas por cada órgão.

Presenças

Participaram da criação colaborativa do projeto: Selma França, Simone Maia e Barbara Toledo da Fundat, Roberto Albuquerque da Costa, da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte, Adilson Barros e Marcio Reis Santos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Andre Luiz de Melo e Dennis Francisco da Silva, da Guarda Municipal de Aracaju, Yolanda de Oliveira Santos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jonathan Rabelo Maia da SEMFAS, Robson Barros, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Marta Soraya Andrade, membro da Comissão de Defesa do Direito da Mulher da OAB/SE e Danielle Ferreira e Renata Mezzarano Spector Cardoso, da Comissão de Direito dos Animais da OAB/SE.