OAB/SE participa de curso promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

De 12 a 18 de agosto, integrantes da Comissão de Direito do Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, participam do curso promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Realizada em Belo Horizonte pela Câmara Técnica Institucional e Legal do CBHSF, a capacitação aborda a mediação de conflitos socioambientais.

O curso tem o objetivo de capacitar os membros do Comitê, treinando-os para compreender os métodos adequados para cada tipo de conflito vivenciado dentro do CBHSF. A capacitação é ministrada pela advogada e mediadora, Dulce Maria Martins do Nascimento, que tem especialização em Mediações Laboral e Familiar.

Em sua palestra, Dulce afirmou que a mediação é uma forma de lidar com um conflito através da qual um terceiro (o mediador) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, a negociarem e, se possível, chegarem a um acordo. “No caso do CBHSF, mostrarei como os membros podem utilizar o processo de mediação, quais são suas especificidades, características e a forma de otimizar os resultados com o uso desse processo”, explicou a mediadora e ministrante.

Segundo o coordenador da Câmara Técnica do CBHSF, Roberto Farias, o evento reafirma uma das funções da Câmara: tratar divergências que surgem na bacia do Velho Chico. “A partir de 2014, a CTIL começou a atuar com os conflitos pelo uso da água do São Francisco. Para ajudar na solução desses problemas, sentimos a necessidade de nos aprofundar mais na mediação”.

Participam do curso o presidente da Comissão de Direito do Meio Ambiente da OAB/SE, Honey Gama; o secretário-geral da Comissão, Edson Campos; e o membro da Comissão; Gildo Cravo.