OAB/SE cumpre papel social e promove doação de alimentos arrecadados em cursos

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, cumpriu mais uma vez o seu papel social e realizou nesta terça-feira, 14, a entrega dos alimentos arrecadados na palestra promovida no dia 25 de julho pela Comissão de Juizados Especiais da entidade. A instituição filantrópica sergipana a receber a doação foi a Creche Solidária Almir do Picolé, que já existe há 15 anos.

Presidente da Comissão, Lucas Matheus, ressaltou que a opção pela doação dos alimentos se deu com objetivo de incentivar essa prática e ao mesmo tempo apoiar essa ação tão valiosa que é a de assegurar um futuro a essas crianças.

“Nosso propósito foi dar mais um passo na construção de um mundo melhor. A Creche Almir do Picolé é fundamental para o desenvolvimento de crianças que necessitam de amparo e quando discutimos qual instituição seria beneficiada logo pensamos nela. Porque toda atividade desempenha nela e a própria trajetória de Almir merece reconhecimento e apoio”.

Oratório de Bebé

Já na segunda-feira, 13, a OAB, através da Escola Superior de Advocacia de Sergipe, efetuou outra a doação de alimentos. Desta vez, para o Oratório de Bebé, que também acolhe crianças. A inscrição solidária é uma ação frequente nos cursos, workshops e palestras promovidas na ESA. Somente em agosto, entre 11 cursos ofertados, sete acontecem aderindo essa forma de inscrição.

A vice-diretora da ESA, Silvana Farias, explica que a seleção das instituições beneficiadas é pensada com muito cuidado, observando o trabalho desempenhado por cada abrigo ou casa de acolhimento. De acordo com ela, os alimentos e materiais que serão doados são escolhidos em diálogo com as associações favorecidas.

“Sempre verificamos qual é a necessidade no momento para, a partir daí, definir o alimento ou material a ser doado. Porque pensamos na destinação como forma de contribuição, de poder oferecer àquela entidade algo que ela precisa para continuar executando seu trabalho social”, destaca a vice-diretora.

Para Silvana, a inscrição solidária é positiva para todos. “A sociedade tem a resposta e quem participa do curso, palestra ou seminário, além de adquirir mais conhecimento, sabe que a sua inscrição auxiliou a garantir uma vida melhor para pessoas que tanto precisam desse suporte”.

Externato São Francisco

Nos dias 26 e 27 de julho, a Comissão de Controle Social e Gastos Públicos da OAB  promoveu um workshop para debater e a conscientizar a sociedade acerca da importância do controle social na gestão dos recursos públicos. As inscrições para o evento também foram solidárias e as doações direcionadas ao Externato São Francisco.

Presidente da Comissão, Luciano Vieira, acredita que a OAB possui um papel preponderante em todos os aspectos sociais, inclusive no intuito de se fazer o bem sem ver a quem. “Sendo os advogados representantes do povo, esse tipo de ação consolida nosso papel junto à sociedade. Ficamos felizes em desempenhar nosso papel social de forma tão digna e gratificante”, afirmou.