OAB/SE atua a favor do meio ambiente e participa de eventos em prol da região do São Francisco

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Comissão de Direito do Meio Ambiente, participará de dois eventos importantes para o debate a favor da preservação e cuidado ao rio São Francisco e às populações ribeirinhas. Organizados pelo de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Reunião Pública sobre Enchentes no Rio São Francisco e o Projeto de Adequação da Estrada Vicinal de Acesso ao Povoado Resina, acontecem nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, respectivamente.

Com o intuito de apresentar à população as áreas inundáveis do Rio São Francisco e as ações de enfrentamento das cheias, a Reunião Pública será realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFS) , no Campus Propriá, das 10 às 13 horas. O evento, iniciativa do CBHSF, foi organizado em parceria com o Ministério Público Estadual (MPF), Defesa Civil, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Municípios do Baixo São Francisco.

Dentre a programação, haverá a discussão sobre a operação de reservatórios e histórico de enchentes, mediada pela Chesf; o mapeamento das áreas inundáveis no Submédio e Baixo São Francisco, debatido pela Chesf e ANA; o estado da arte da mobilização para enfrentamento de cheias, em conversa com a Defesa Civil e a Associação dos Municípios do Baixo São Francisco; além de debate e apresentação de propostas. As falas serão abertas ao público geral.

No dia seguinte, o Projeto de Adequação da Estrada Vicinal de Acesso ao Povoado Resina será desenvolvido na Igreja Católica da Comunidade Quilombola Resina, no povoado homônimo, no município de Brejo Grande/SE. Com a abertura marcada para as 9h, o encontro tem o objetivo de apresentar a inspeção das benfeitorias executadas no local.

Atuante em causas do âmbito ambiental, a OAB/SE convida a todos a se juntarem para ampliar o debate sobre o os espaços fluviais e suas margens do interior do estado, buscando desenvolvimento da adequação dos direitos da população sergipana.