Solenidade de Compromisso é marcada por discursos de valorização da advocacia

Em uma solenidade marcada por discursos sobre a importância social da advocacia e a necessidade de valorização da classe, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, saudou nesta quinta-feira, 23, cerca de 150 jovens bacharéis, que prestaram compromisso com a OAB.

Ao realizar abertura da solenidade, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, ressaltou que o exercício da advocacia demanda muita responsabilidade. “Nossa profissão está inserida na Constituição Federal e isto significa que o nosso compromisso não é apenas com a defesa da advocacia, mas de toda sociedade”, frisou.

Em seguida, Kraus destacou qualidades essenciais para o êxito dos advogados e advogadas em início de carreira. “A técnica, a ética e a coragem são requisitos fundamentais para um bom profissional. Técnica para conhecer os ritos; ética para zelar sempre por um processo justo; e coragem, não para esbravejar sem fundamento, mas para exercer a advocacia sem temor, com a autonomia e a independência prevista em nosso Estatuto”.

Responsável por dar boas vindas aos jovens profissionais, o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém, parabenizou os novos colegas e ressaltou que a advocacia se faz ainda mais relevante nos tempos atuais, em que direitos são constantemente cerceados. “A sociedade civil precisa de advogados e advogadas atuantes e combativos. De uma advocacia que resguarda as suas prerrogativas, porque sabe que elas não são privilégios, mas sim instrumentos que asseguram o amplo direito de defesa”.

Jovem Advocacia

Presente à solenidade, o vice-presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Paulo Ralin, abordou a sua atuação, enquanto conselheiro federal por Sergipe, em prol de uma maior participação dos jovens advogados e advogadas nos espaços de decisão dentro da Ordem, a exemplo do trabalho pela quebra da cláusula de barreira.

Sobre a cláusula, dispositivo que veda aos profissionais com menos de cinco anos de inscrição a possibilidade de concorrer aos cargos eletivos na OAB, Ralin asseverou que a OAB/SE continuará lutando para inserir a temática na pauta do Conselho Federal.

Ralin enfatizou ainda que exercer a advocacia é colocar em prática um valor há tempos esquecido em nosso país. “Não se vendam por preço nenhum, porque a maior lição que vocês podem ter nesta carreira é a importância de manter uma conduta ética, de valorizar princípios morais que estão em falta em nosso país”.

Orador da turma, Erhard Aragão, fez um discurso baseado na missão constitucional da advocacia. “Nós, advogados e advogadas, não devemos nos omitir ou acovardar. Lutemos para que todos sejam ouvidos, devidamente julgados e processados. E para que as eventuais violações sejam reparadas em sua integralidade”.

A juramentista, Nezia dos Santos, conclamou seus colegas a atuarem com dignidade e liberdade na defesa dos interesses sociais. Para ela, a cerimônia foi um momento ímpar na vida. “Foram cinco anos de estudo e muitas pedras no caminho, mas com perseverança e coragem eu consegui. E hoje estou aqui realizado um sonho”.