Eleições 2018: OAB/SE inicia série de sabatinas com candidatos ao Governo do Estado

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, iniciou na tarde desta terça-feira, 11, a série de sabatinas com os candidatos ao cargo de governador do Estado. Até esta quinta-feira, 13, a OAB/SE busca oferecer à sociedade sergipana a oportunidade de conhecer o posicionamento dos concorrentes ao governo.

Ao realizar a abertura do evento, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, destacou que a seccional, instituição que luta pela defesa da Constituição e da Cidadania, tem atuado para conscientizar a sociedade sobre a relevância do voto como instrumento para garantir a efetividade do Estado Democrático de Direito.

“Este mês, divulgamos um vídeo institucional, desenvolvido com a participação dos membros das Comissões de Reforma Política e Para Reforma Eleitoral e Partidária, para explicar a importância de comparecer a urna e escolher bem seus representantes. Porque sabemos que nós, enquanto eleitores, somos parte ativa do processo eleitoral. Somos quem constrói a democracia, através da presença no dia da eleição, do voto consciente”, frisou Krauss.

Presidente da Comissão de Reforma Política, Maurício Soares, acredita que “Sem democracia a advocacia não consegue exercer sua função e ao convidar os candidatos para expor seus ideias, com tempo igual de fala, a seccional mostra seu compromisso com o Estado Democrático”.

Secretário-Geral da Comissão para Reforma Eleitoral Partidária, Jefferson Feitoza, reforçou que o principal objetivo do evento é convocar as pessoas para o exercício da democracia. “Estamos em época de eleição e precisamos estar atentos às propostas, participar de forma ativa deste processo. Para isso, é necessário ouvir, debater e votar”.

Candidatos

Primeiro candidato a ser sabatinado, Eduardo Amorim elogiou a iniciativa da OAB/SE. “Que essa casa continue sendo o que sempre foi. Defensora dos diretos individuais e coletivos”. Em seguida, ele respondeu perguntas sobre saúde, gerenciamento de recursos, segurança pública e fortalecimento das políticas para implementação de medidas socioeducativas de inserção dos adolescentes em suas comunidades e famílias.

Durante sua explanação, Amorim ressaltou que governará para todos, mas, principalmente, para aqueles que mais precisam. De acordo com ele, ” a Constituição Brasileira é belíssima, mas muitos direitos ainda precisam ser efetivados, a exemplo da educação, moradia e saúde. Eu quero ser governador para fazer com que a saúde pública de Sergipe realmente seja uma das melhores. Para que todos tenham acesso ao atendimento médico”.

Empresário e advogado, Milton Andrade (PMN) foi o segundo candidato ao Governo de Sergipe a passar pela sabatina da OAB/SE. Ao apresentar seu planejamento, ele abordou suas propostas para educação e o controle de obras públicas, entre outras áreas. Questionado sobre o aumento das custas judiciais, Milton afirmou que, se eleito, irá dialogar para com Tribunal de Justiça, porque acredita que esta realidade desestimula a prestação jurisdicional.

Sobre o trabalho de combate à violência de gênero em Sergipe, o candidato assegurou que irá oportunizar aos agentes comunitários um treinamento para identificar mulheres em situação de risco. “Junto com os municípios vamos capacitar toda essa rede de saúde da família e agentes comunitários para que, aqueles que tenham acesso à comunidade, consigam observar indícios de violência contra mulher e auxiliar no combate deste crime que afeta a todos”.

Ausência

Por motivos de saúde, a candidata Gilvaní Santos não pode comparecer ao evento. Em nota enviada para seccional, ela lamentou sua ausência e enfatizou que valoriza o espaço destinado aos políticos que concorrem ao Governo do Estado, porque possibilita que todos possam expor de forma igualitária suas ideias.

A sabatina é aberta ao público e também será transmitida ao vivo no canal da OAB/SE no Youtube.

Confira o cronograma:

Dia 12

Das 14h30 às 15h30 – Valadares Filho
Das 16h às 17h – Dr. Emerson
Das 17h30 às 18h30 – Mendonça Prado

Dia 13

Das 14h30 às 15h30 – Márcio Souza
Das 16h00 às 17h00 – João Tarantella
Das 17h30 às 18h30 – Belivaldo Chagas