Mulher Advogada: OAB/SE defende empoderamento feminino e equidade de gênero na Ordem

Primeira seccional da Ordem dos Advogados do Brasil a empossar um conselho paritário, a OAB/SE defendeu na noite desta quarta-feira, 19, em evento idealizado pela Comissão de Direitos da Mulher, o empoderamento feminino na advocacia e a equidade de gênero no ambiente de trabalho e nos espaços de decisão da instituição.

Ao realizar a abertura do encontro, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, lamentou a deliberação do Conselho Federal que adiou para as eleições de 2021 a obrigatoriedade de no mínimo 30% para candidaturas de cada gênero. Inácio afirmou ainda que, desde o início da gestão, a seccional sergipana soube compreender que as advogadas precisam ser ouvidas e desejam participar ativamente da Ordem.

“Devemos pensar a frente e muito além do que o determinado pelo Conselho Federal. Porque não há diferença de capacidade entre homens e mulheres. As advogadas precisam concorrer em pé de igualdade nos cargos eletivos da OAB e ocupar mais espaços na Ordem. É hora de avançar”, asseverou Krauss.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Adélia Pessoa, reforçou o discurso de que a resolução aprovada pelo Conselho Federal é retrógrada e não pode ser considerada uma verdadeira política de inclusão. “O nosso tempo chegou. Não vamos esperar até 2021 para tomar o nosso lugar nas diretorias das seccionais. Essa é uma caminhada de inclusão. O que queremos é paridade”.

Para presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE), Ana Lúcia Aguiar, a marcante presença feminina na OAB/SE reafirma que as mulheres são protagonistas de suas histórias. “Esse protagonismo nos faz ter a certeza de somos fortes e esse é o nosso momento de provar isto”.

Organizadora do encontro e membro da Comissão, Bruna Menezes, ressaltou que, no atual cenário do país, é fundamental unir forças para assegurar o respeito às garantias constitucionais. “Simone de Beauvoir escreveu que havendo um retrocesso social na conjuntura de todo Estado Democrático, os direitos das mulheres serão os primeiros a serem mitigados. Não podemos permitir que isto aconteça”, frisou.

Coach na Advocacia

Advogada, professora e coach, Tatiane Goldhar, esteve presente ao encontro e ministrou uma palestra com foco nas dificuldades encontradas pelas mulheres no exercício diário da advocacia e de outros papéis sociais, como o de mãe e esposa.

Em sua fala, ela tratou sobre o empoderamento feminino e passou dicas de liderança. “Meu papel hoje aqui é o de motivar vocês a se encontrarem e planejarem, de forma bem estratégica e consciente, a advocacia”, disse Goldhar, continuando.

“Ao falarmos em liderança, o primeiro passo é o autoconhecimento. Saber quem é você e aonde quer chegar. Em seguida, trabalhamos o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades de liderança. A partir deste ponto, caminhamos para o planejamento estratégico dentro de uma carreira de líder”, pontuou.

Concluindo, Tatiane salientou que ao se reconhecer com perfil de líder, a advogada deve seguir essas dicas para alcançar seus objetivos profissionais.

Movimento da Mulher Advogada

Convidada a participar do evento, a secretária-geral da Caixa de Assistência do Rio de Janeiro (CAARJ), Naide Marinho, proferiu uma explanação sobre o Movimento da Mulher Advogada (MMA), criado em 2014 e consolidado em 2017 para valorizar a atuação feminina na advocacia e batalhar pela equidade na profissão.

Uma das fundadoras do Movimento, ela enfatizou que a OAB/SE se sobressai na luta pela efetiva representatividade da mulher. “Temos pouquíssimos Estados que trabalham a igualdade de gênero e Sergipe é um deles. A seccional está de parabéns”.

Entre as ações desenvolvidas pelo MMA, Naide destacou a realização de um bazar solidário, a exposição de documentário sobre violência contra mulher em 25 municípios do Rio e as manifestações de oposição a modificação no regulamento da Ordem, da forma em que foi feita.

“Trabalhamos muito para garantir o nosso espaço de igualdade junto aos homens. Por este motivo, nós não queremos apenas 30%, nós queremos a metade. E seguiremos em busca deste propósito”.

Lounge

Além das palestras, o encontro contou com um lounge que ofertou diversos serviços para as participantes e um show de talentos estrelado pelas advogadas. “As inscritas adoraram o lounge “empoderamento, saúde e beleza”, que foi montado com um estande sobre o Movimento da Mulher Advogada e um local destinado à realização de serviços gratuitos de saúde e beleza, fornecidos por empresas parceiras da CAA/SE, o braço social da OAB/SE e uma das organizadoras do evento”, descreveu Bruna.