Curso destaca uso do coaching como ferramenta para alavancar carreira jurídica

Comprometida com o aprimoramento da classe, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Escola Superior de Advocacia (ESA), promoveu na noite desta quinta-feira, 20, o curso “Segredos do Coaching: entenda como alavancar sua carreira jurídica”.

Responsável por saudar os participantes, a vice-diretora da ESA, Silvana Farias, enfatizou que a busca pela atualização dos conhecimentos é essencial para o advogado e a advogada que almeja se destacar na profissão.

“A Escola Superior investe na qualificação, realizando o debate de temas atuais e pertinentes ao exercício profissional, porque acredita que quanto mais preparada a advocacia estiver, mais eficiente será a prestação jurisdicional”, pontuou Silvana.

Ministrada pelo master coach trainer e especialista em processos de desenvolvimento de profissional, Fábio Azevedo, a capacitação tratou sobre o coaching como metodologia que, aliada a programação neurolinguística, possibilita a aceleração de resultados. 

“Hoje, no mundo inteiro, a advocacia utiliza o coaching como ferramenta na mediação de conflitos. Porque é um método que trabalha o autoconhecimento, o foco e a inteligência emocional para melhorar relacionamentos e estratégias”, explica Fábio.

De acordo com ele, “com mais de um milhão de advogados e advogadas no Brasil é necessário ter um diferencial competitivo. Já não basta conhecer tecnicamente as mais de 181 mil normas que existem no país, é preciso desenvolver competências emocionais e sociais, saber como apoiar o  cliente”.

Em sua explanação, o Coach frisou que o aperfeiçoamento da comunicação é um aspecto fundamental para alcançar a alta performance na profissão. “Saber se comunicar e ter clareza ao expor seus pontos faz toda diferença. Tanto no primeiro encontro com o cliente, quanto na defesa de um processo”.

Na ótica do especialista, é importante lembrar que “o planejamento precisa estar escrito, ser colocado no papel, porque, de outra forma, ele será apenas uma intenção e dificilmente se transformará em algo concreto”.

Segundo Fábio Azevedo, além de potencializar a comunicação, o coaching aplicado ao Direito traz outros benefícios, a exemplo do desenvolvimento da capacidade de gerenciamento do estresse e eliminação de comportamentos que levam à procrastinação e atrapalham o progresso na carreira.

Para o Coach, ainda que a subjetividade seja própria do ser humano, é preciso ter foco. Neste sentido, ao utilizar o coaching o advogado terá mais facilidade para entrar em sincronia com o cliente e saber o que ele realmente espera, obtendo maior êxito em suas ações.