Mais um espaço inaugurado: 5 entre 6 comarcas do agreste sergipano já possuem salas da advocacia

Mais uma sala da advocacia foi inaugurada no interior do Estado. Nesta sexta-feira, 21, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, entregou o espaço destinado à classe em Frei Paulo. Agora, cinco entre seis comarcas da Região Agreste já possuem ambientes da advocacia.

“Sempre tivemos a necessidade de uma sala em Frei Paulo, mas a estrutura da Comarca não permitia. Hoje, isso muda e mais uma vez a OAB escuta a demanda da classe e inaugura outro espaço no agreste”, afirma Leonardo Chagas, presidente da Comissão Regional de Itabaiana.

O representante da OAB em Frei Paulo, Rodrigo Fernandes Dantas Lima, considera o ambiente a representação de uma vitória não só para a advocacia e a sociedade do município, mas também para os profissionais e jurisdicionados dos municípios vizinhos: Pedra Mole e Pinhão.

“Para uma Comarca que atende a três municípios, ter uma sala da OAB é algo extremamente importante. É uma valorização para a nossa categoria e é algo bom para o jurisdicionado. Para mim, em particular, essa é a realização de desejo que sempre almejei”, considera Rodrigo.

A inauguração é mais um fruto do projeto ‘OAB Salas’, que visa estruturar, reformar e mobiliar ambientes em fóruns e comarcas de Sergipe. O presidente da entidade, Inácio Krauss, afirma a iniciativa como uma das ações prioritárias da OAB, que busca valorizar e dignificar a classe.

Inácio relembrou que é necessário construir pontes entre municípios e capital. Para ele, é importante ressaltar que a advocacia precisa estar unida em defesa da instituição que é defensora da democracia e do direito do cidadão.

“Temos que estar sempre à frente, defendendo a nossa entidade. Quando tentam calar a advocacia, tentam calar a cidadania e não podemos deixar que isso aconteça. Quando a democracia está fragilizada, nós temos que fortalecê-la”, reforça o presidente.

Carlos Rodrigo de Moraes Lisboa, juiz de Direito da Comarca de Frei Paulo, destacou a necessidade da presteza da OAB para o atendimento da população, que precisa ainda mais da estruturação de uma sala da advocacia por conta da carência de uma defensoria pública.

“Agora, com a inauguração dessa sala, a população vai ter um atendimento mais adequado e, assim, uma estrutura melhor para desenvolver o mister da advocacia, tão necessário para desenvolver não só a democracia mas trazer o direito para quem devidamente necessita”.

Presente à ocasião, o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Robson Santos, afirmou que o gesto do Judiciário, em ceder um espaço para que a OAB estruturasse a sala da advocacia, confirma que a classe sergipana está avançando.

“Em tempos tão difíceis, de criminalização da profissão, o gesto do magistrado de ceder esse espaço, representa que a classe continua avançando. A inauguração representa, sobretudo, a ponte que a OAB tem construído entre a advocacia da capital e a do interior”, ressalvou.

O ambiente em Frei Paulo é o segundo espaço inaugurado pela Ordem somente nesta semana. Na terça-feira, 18, foi entregue uma sala em Gararu. Para a advogada freipaulistana, Marcelle Sacramento Bezerra, as inaugurações representam grandes conquistas para a classe.

“São imprescindíveis as salas destinadas a nós porque trazem dignidade ao atendimento ao cliente e dão inúmeras possibilidades, como a de falar reservadamente com o cliente, peticionar eletronicamente, etc. Um espaço desses é de um valor inestimável”, afirmou.

(Mais fotos estão disponíveis no facebook da OAB/SE)