Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SE realiza série de palestras de conscientização em outubro

Em detrimento da comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 01 de outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, programou uma série de atividades para conscientização e informação sobre os cuidados relacionados ao tema. Realizada através da Comissão da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a iniciativa começou com o evento “Conscientização dos Direitos da Pessoa Idosa – RESPEITO, e você estará respeitando o seu futuro”, ocorrido no dia 04 de outubro.

Como objetivo, a palestra buscou esclarecer a população sobre os direitos e o respeito à terceira idade. Ministrada pela advogada e integrante da comissão da OAB/SE voltada à discussão, Maria da Glória Chagas Ramos, a fala intitulada “Abordagem sobre os Direitos da Pessoa Idosa à luz do Estatuto do Idoso” aconteceu no CRAS Jardim Esperança, localizado na Praça Pedro Diniz s/n, bairro Inácio Barbosa.

Na ocasião, estavam presentes a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Lenieverson Correia Menezes, além de Maria Luciene da Silva Nascimento Barreto e Cíntia Lavigne, membros da Comissão. O momento teve direito a bolo de aniversário em comemoração aos 15 anos do Estatuto do Idoso e integração entre os participantes.

Para Lenieverson, homenagear a data é importante por conta dos avanços assegurados pela lei, com melhorias nos direitos básicos à saúde, transporte, renda, segurança. No entanto, para ela, o maior desafio é o cumprimento da legalidade.

“A mais difícil resistência é a conscientização advinda de forma natural pelo Poder Público e a sociedade em geral, para que possamos dar concretude a estes direitos de conjunturalmente, vendo a pessoa idosa como reflexo do seu futuro”, afirma, reforçando a necessidade de discussões como a desempenhada naquele espaço.

Em continuidade à sequência de eventos, será elaborada, no dia 22 de outubro, a palestra “Os Direitos da Pessoa Idosa e a Seguridade Social”, liderada por Cíntia Lavigne e, novamente, por Maria da Glória. A explanação acontecerá no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, localizado na Igreja Católica do Conjunto Orlando Dantas.

Além disso, serão feitas duas visitas a instituições cuidadoras de idosos. Uma delas é a Aconchego, sediada no povoado Robalo, em Aracaju. A segunda é a instituição Lar Dulce Lar, situada no povoado Areia Branca, no mesmo município.