Valorização da cultura do Estado: em novembro, expressões artísticas ocupam OAB/SE em roda cultural

A união entre expressões artísticas e a valorização da cultura do Estado será o ensejo da roda cultural promovida, no dia 5 de novembro, pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe. O intuito é celebrar o Dia Nacional da Cultura e o aniversário do jurista e escritor, Rui Barbosa.

A iniciativa é realizada pela Comissão de Promoção Cultural da OAB/SE, criada em 2017. Em menos de dois anos, a Comissão já realizou eventos que unem a classe e a sociedade, sob temas como direito à cidade, representação da população negra, participação da comunidade LGBT, etc.

A roda visa dar visibilidade às expressões da cena cultural tradicional de Sergipe, dedicando-se à multiplicação de saberes e ao engrandecimento da cultura do Estado. A programação aborda as memórias do folclore sergipano e a atuação de Rui Barbosa como o “Águia de Haia”.

O advogado, político, escritor e diplomata, Rui Barbosa (1849-1923), foi representante do país na II Conferência de Paz de Haia, realizada na Rússia em 1907. Com oratória impecável e ideias revolucionárias, Barbosa defendeu o princípio da igualdade jurídica das nações soberanas.

Por sua participação distinta e inolvidável, recebeu a alcunha de “Águia de Haia” e foi nomeado presidente de Honra da Primeira Comissão, sendo um entre os Sete Sábios de Haia. A explanação sobre o assunto será realizada pela historiadora, Josevanda Mendonça Franco.

Para falar sobre o folclore sergipano, a roda cultural contará com a abordagem de Aglaé D’Avila Fontes, professora, escritora e folclorista, e para tratar sobre a cultura e a construção de identidade terá como palestrante Wellington de Jesus Bonfim, doutor em Sociologia com pesquisas em comunidades quilombolas, ribeirinhas e grupos urbanos.

Em Sergipe, são muitas as manifestações culturais que garantem uma permanente interação entre as mais diversas comunidades responsáveis pela continuidade do folclore. “Lambe Sujo”, “Cangaceiros”, “Caceteiras” e “Chegança” são só alguns dos grupos folclóricos sergipanos.

A roda cultural será aberta ao público e conta ainda com a realização de debate, apresentação de teatro e palco aberto para música e declamação. O evento terá início às 16 horas e será realizado na sala da ESA, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro. Para participar, basta se inscrever aqui.