Constelação ajuda advogados e advogadas no Medida Legal

O Medida Legal promoveu, na tarde desta segunda-feira (3), uma Constelação com os participantes do projeto, na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE. Conduzida pela especialista em ciências da educação e terapeuta holística Eloilda Oliveira Santos, a iniciativa teve como objetivo auxiliar os advogados e advogadas a compreenderem dificuldades emocionais e assim melhorarem o desempenho de suas atividades no programa.

A Constelação é uma ferramenta de empoderamento que atua no campo morfogenético, estimulando os participantes a terem consciência sobre aspectos ainda incompreendidos da sua história. “A Constelação faz com que o indivíduo tenha consciência da real situação do que passa e vive. Consciente, ele se torna mais apto a superar a situação e a executar suas atividades com mais maestria. Iniciamos o encontro trazendo a Constelação Familiar, que pode se desdobrar para a Estrutural, a Organizacional ou a Xamânica, por exemplo. Dependerá do contexto trazido pela pessoa”, explica a terapeuta Eloilda.

Doze integrantes do Medida Legal participaram da abordagem, entre eles a advogada Flávia Elaine Santana Santos, que ficou surpresa com a prática. “Todo o processo é emocionante e, ao final, traz um alívio incomum. Buscar a raiz do problema faz com que você consiga compreendê-lo, mas é preciso estar aberto a viver essa experiência. A Constelação me fez enxergar os motivos que me impediam de vencer a ansiedade, que acabou gerando aumento de peso, e o foco era bem além do que eu conseguia imaginar. Foi surreal”, revelou.

Outra participante da Constelação foi a advogada Elisângela Amaral de Queiroz, que elogiou o projeto Medida Legal. “Essa iniciativa da CAASE é maravilhosa, porque a rotina do advogado é muito pesada, mas é necessária a mudança de hábito e a atenção aos sinais do corpo. Às vezes, uma compulsão alimentar ou um sedentarismo é algo que vem se desenvolvendo em nossa família há muito tempo. Através da Constelação Familiar, esses padrões ficam claros e podem ser curados”, falou.

Em sua segunda edição, o Medida Legal é um projeto da CAASE, braço social da OAB/SE, que propõe aos advogados e advogadas com sobrepeso um programa de treinamento de três meses, acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, fisioterapeuta, educadores físicos, personal trainers, psicólogas e terapeuta holística, com o objetivo de levar mais saúde e qualidade de vida para a advocacia sergipana.